Looking For Anything Specific?

Grupo do Futuro: formação júnior dos Amadores de Santarém muda de cabo


O Grupo do Futuro é a formação júnior do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, lugar onde os mais jovens iniciam a sua aprendizagem da arte de pegar toiros e tomam o primeiro contacto com o publico em vacadas, garraiadas e novilhadas.

A ideia da criação do Grupo de Forcados Amadores do Futuro de Santarém nasceu de um grupo de três aficionados. Foram eles: Celestino Graça, Eusébio Jorge e Alfredo de Jesus Barbosa, tendo ficado estabelecido que este último seria o cabo do Grupo.

A estreia do Grupo do Futuro teve lugar, como não podia deixar de ser, na Monumental Celestino Graça de Santarém, no dia 12 de Julho de 1970. Teve a curiosidade de coincidir com a apresentação em Santarém daquele que se anunciava como um "caso" do toureio equestre, João Moura, então com 9 anos de idade…

Desde essa data, saíram a Cabo do Grupo do Futuro:
- Alfredo Jesus Barbosa (de 1970 a 1975 e de 1979 a 1986);
- Luís Freire Gameiro (de 1975 a 1978);
- Filipe Sepúlveda (de 1996 a 2001);
- Pedro Seabra (de 2001 a 2007);
- Lopo Lopo de Carvalho (de 2007 até à actualidade).

Relembramos aqui algumas palavras destes cabos que revelam o espírito e a essência do Grupo do Futuro:

"Para mim, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora a partilha de momentos inesquecíveis com um grupo de jovens forcados, que, desde muito cedo, souberam dignificar a jaqueta do Grupo de Santarém. Alguns destes foram futuras grandes ?estrelas? do Grupo de Santarém." (Alfredo Jesus Barbosa)

"Na minha altura como cabo do Grupo do Futuro, 70% dos forcados do Grupo de Santarém tinham passado pelo Grupo do Futuro. Pode-se dizer que o Grupo do Futuro era, e sempre será, um «viveiro» de forcados do Grupo de Santarém." (Luís Freire Gameiro)

"O Grupo do Futuro é uma ajuda valiosa para o nosso Cabo seleccionar quem quer ter ao seu lado nas corridas de maior responsabilidade do Grupo de Santarém. Para os elementos mais novos é uma oportunidade única. Poder entrar no Grupo do Futuro é a forma ideal de sentir o compromisso de vestir a nossa jaqueta, mas também de conhecer a alegria de pertencer a esta família!" (Filipe Sepúlveda)

"Utilizando uma metáfora académica, se o Grupo de Santarém for um mestrado em valores deixados pelos fundadores e por todos os que por lá passaram, como a amizade, a generosidade, a determinação, a discrição, ou a coragem, então o Grupo do Futuro será a licenciatura nestes valores para os forcados mais novos. Estes valores foram me explicados no Grupo do Futuro, desenvolvidos e praticados no Grupo sénior, e percebidos na minha vida, onde continuo a tentar praticá-los todos os dias. Resumindo isto numa frase de um grande forcado, ser do Grupo do Futuro é ter sempre a farda na mala do carro, pronta para o que der e vier." (Pedro Seabra)

O cabo Lopo de Carvalho, após 14 anos em funções, decidiu que era o momento de passar a chefia do Grupo do Futuro, para que estes valores possam continuar a ser transmitidos às gerações mais novas.

Foi em Salvador Ribeiro de Almeida que a escolha recaiu para continuar esta importante missão.

Salvador Ribeiro de Almeida é natural de Santarém, filho, sobrinho, sobrinho neto, primo e irmão de forcados do Grupo de Santarém.

É estudante da Licenciatura em Agronomia na Escola Superior Agrária de Santarém e é forcado activo do Grupo desde 2012.

O Salvador tem vindo a crescer no Grupo e a tornar-se uma referência entre os mais novos pela sua formação e a forma como representa os valores do Grupo, tornando-se o sexto cabo do Grupo do Futuro de Santarém no próximo dia 11 de dezembro, em Santarém.