Vila Franca homenageou o Maestro Victor Mendes

NATURALES
Publicado por -

  


Dia 2 de outubro fica marcado por uma manhã de emoções, na inauguração da escultura de homenagem a Víctor Mendes.

A escultura ao Maestro, fica localizada na rua Octávio Pato, em Vila Franca de Xira, junto ao tanque das lavadeiras, onde Víctor Mendes brincou na sua infância, muitas vezes ensaiando lides futuras.

O homenageado, visivelmente emocionado, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal.

Frisou que estava grato por Vila Franca de Xira o ter acolhido e permitido expressar a sua arte e talento, que acabou por se elevar aos mais altos patamares da Tauromaquia, num mundo seletivo e elitista, onde só triunfam os melhores.

Na ocasião o jornalista e crítico taurino, Francisco Morgado, sublinhou o percurso extraordinário do matador aquém e além-fronteiras, tendo o Presidente da Câmara, Alberto Mesquita, enaltecido a carreira notável de Víctor Mendes, que, durante os 20 anos de toureio, levou o nome de Vila Franca de Xira a todo o mundo e que atualmente contribui para a formação de novos valores e talentos na Escola de Toureio José Falcão.

O artista Paulo Moura expressou a satisfação por ter sido o escultor da peça e pela amizade estabelecida com o Maestro e o pároco de Vila Franca de Xira, padre Ezequiel, procedeu à benção da escultura.
Esta cerimónia foi abrilhantada pela atuação da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, que, além de dar início à homenagem, também a encerrou, interpretando o Pasodoble dedicado a Victor Mendes, “Montera Negra”.