Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Crónica: "Um grande toiro, enormes os Amadores de Alcochete e um Gigante júnior"


    Grande tarde de toiros a vivida no passado sábado em Alcochete e que serviu para comemoração dos 50 anos do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, um dois maiores e mais bem sucedidos grupos do nosso país. Houve ainda espaço para a meu entender, uma das lides da temporada a um toiro bravo. A cereja no topo do bolo foi a boa moldura humana que compôs as bancadas.

    Abriu a tarde Luís Rouxinol que recebeu bem o toiro de saída cravando dois bons compridos, cingidos e a ir de frente. Nos curtos montando o Douro, Rouxinol teve uma boa atuação, bons ferros, boa brega e grandes remates. Terminou com um grande par de bandarilhas perante um toiro que foi nobre mas faltou raça e transmissão.

    Gilberto Filipe lidou um sobrero em quinto lugar devido a inutilização do oponente que lhe tocara em sorte. Teve uma atuação disposta, praticando bom tipo de toureio, que muito chegou ao público. Com o Hortelão há a destacar o penúltimo curto deixado no centro da arena entrando pelo toiro dentro. Nota ainda ao grande detalhe do brinde de um ferro por para do cavaleiro a um miúdo que exibia uma mensagem no cartaz “Não me tirem o direito de vir aos toiros”.

    Filipe Gonçalves teve uma passagem positiva em Alcochete, sendo fiel ao seu estilo alegre e variado e frente a bom toiro que colaborou. Mexeu com toiro e lidou na acepção da palavra. Destaque para o seu par de bandarilhas.

    António Prates fez as coisas bem feitas e com cabeça. Com o Formigo cravou bons ferros, teve preocupação em lidar o toiro, dando-lhe a lide adequada, perante um oponente que tinha crença para tábuas. Terminou a lide com dois palmos de boa nota, sendo o último em sorte de violino.

    Terminou a tarde o jovem praticante Tristão Ribeiro Telles que se apresentava de casaca. Recebeu de saída de forma exemplar, dobrando-se bem e cavando dois bons compridos de bom efeito. Nos curtos com o Glorioso a lide começou a menos com algumas passagens em falso mas terminando em bom tom com dois bons ferros. Nota positiva para a postura e comunicação com as bancadas.

    Deixo para último, a terceira actuação da tarde, primeira no pódio artisticamente falando, a de Luís Rouxinol Jr, que entrou neste festejo pela porta da substituição quando bem merecia ter entrado de raiz no cartel. E a prova disso deu-a o toureiro de Pegões com a sua enorme lide. Pela frente teve o Roleco, com o nº 36, e se bem há a dizer do animal, melhor há a dizer do toureiro. Atrevo-me a atirar que terá sido uma das actuações desta temporada, com Rouxinol Jr a comprovar um estatuto que alguns ainda querem desvalorizar, mas aqui não há enganos. Luís Rouxinol Jr tem às costas já a importância, a seriedade, a verdade de um toureiro de primeira linha. Em Alcochete houve emoção em cada ferro. Recebeu bem de saída mas foi nos curtos com o Jamaica que armou o baile. Nos dois primeiros ferros, aguentou a montada em tábuas para deixar o toiro investir primeiro. Lidou de forma eximia e cravou sempre dando primazia à investida do toiro. Teve o público rendido, com molas nos assentos e atribuiram-lhe duas voltas à arena merecidas, juntamente com o ganadero e o forcado Vasco Pinto e João Rei, dois nomes enormes da forcadagem nacional.

    O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete viveu na praça da sua terra uma tarde de triunfo e muita emoção.

    Estamos habituados a ver Diogo Van Den Toorn dar valorosas primeiras ajudas mas nesta tarde quis o destino que dobrasse o colega Ruben Duarte que sofreu violento derrote e teve que ser socorrido. Diogo consumou brilhantemente à segunda tentativa. A segunda pega da tarde foi concretizada pelo retirado Estevão Oleiro, muito bem à primeira. O terceiro toiro foi pegado pelo antigo cabo do grupo, Vasco Pinto, concretizando à primeira com uma grande ajuda de João Rei, ambos merecedores de duas voltas à arena conforme já referido. O também já retirado João Machacaz, grande forcado, concretizou a pega do quarto da tarde à primeira. Outro antigo forcado do Grupo, Bruno Pardal, consumou à terceira tentativa após dois violentos intentos. Fechou a tarde com chave de ouro, Manuel Pinto, valorosamente à primeira tentativa.

    Foi assim uma grande tarde dos Amadores de Alcochete , do toiro nº 36 mas sobretudo de Rouxinol Jr.


    José Belchior