Faleceu esta manhã, o conhecido antigo bandarilheiro António Garçoa. Tinha 87 anos.
O antigo toureiro de prata estava internado no Hospital S. Francisco Xavier, onde há poucos dias ficou internado em consequência de doença que pouco tempo lhe deu entre o descobrir e o partir.
António Joaquim Garçoa nasceu a 23 de Setembro de 1933 Terena, Alandroal. Prestou provas para praticante a 22 de Maio de 1955 na praça da Moita e tomou a alternativa de bandarilheiro no Campo Pequeno a 21 de Abril de 1957. Integrou as quadrilhas de vários cavaleiros mas foi na de José Mestre Batista que mais tempo esteve a partir da década de 60 e por quem nutria tamanha amizade e admiração. De tal forma que lhe dedicou um livro "Mestre Batista - Toureiro de uma época" mas também foi o grande responsável pelo bonito painel de azulejos que se encontra na fachada da Praça de Toiros de Reguengos de Monsaraz, que leva o nome do saudoso cavaleiro. Um feito de quem muito se orgulhava por ter sido o responsável.
Depois de retirado das arenas, António Garçoa foi ainda director de corrida e liderou também a Associação de Delegados Técnicos Tauromáquicos.
O corpo de António Garçoa seguirá ao final da tarde para a Igreja em Linda-a-Velha, realizando-se amanhã de manhã missa de corpo presente e posteriormente será cremado em Barcarena.
À Família e amigos endereçamos as mais sentidas condolências.

