Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    NATURALES - 20 anos de resiliência em prol da Tauromaquia



    Desabituada que estou da escrita, confesso que demorei para iniciar este artigo. Devia até estar calada e não contar o que vou dizer a seguir mas este ano ainda não fui a uma corrida, e por conseguinte nem tenho uma crónica feita. Em vinte anos a escrever de toiros (aniversário que cumprirei a 15 de Agosto) tal nunca aconteceu. Mas causa maior me tem alheado de pôr os pezinhos nas praças e a Covid-19 ajuda à festa, impedindo que cada vez que conto ir a um festejo…esse seja adiado.

    Contudo, tal não tem sido motivo para não me manter a par das novidades, que verdade seja dita, não têm sido nenhumas. Tudo na mesma, segundo consta, ou até pior. Já que infelizmente, não só temos menos espectáculos taurinos, como a qualidade faz jus à quantidade (ainda que, e como de costume, se leia por aí sempre o inverso). Assim, a equilibrar com a vergonha de enquanto aficionada ainda não ido a uma corrida este ano, é que sempre me tenho poupado de vir de lá desiludida.

    Mas do que mesmo tenho pena é que tem sido notória a diminuição na atenção que consigo dar ao NATURALES, bem como em mantê-lo actualizado de crónicas (aquilo que sempre mais gostei de escrever), e logo a acontecer no ano em que este cumpre duas décadas de existência...

    Sim, é verdade, hoje o NATURALES faz anos. Vinte!

    Um número grande e idade suficiente para já ter alguma responsabilidade no meio taurino, não só pela durabilidade, como pelo seu percurso de transparência, frontalidade, credibilidade, isenção...

    Se isto é convencimento da minha parte?

    Talvez um pouco... Mas gabo-me de o ver reforçado pela opinião de variadas personalidades do meio e também de aficionados, daqueles que da nossa parte só merecem que neles nos fiemos, e alguns até o testemunharam agora por escrito e a propósito do 20º aniversário do NATURALES.

    E o NATURALES não tem defeitos? Tem, claro.

    Ao longo destes anos percebi que é pequeno demais para egos grandes, verdadeiro demais para quem prefere contar fábulas (é que às vezes só já falta mesmo escreverem por aí que o toiro falou em plena corrida), exigente demais para os que já “sabem tudo”, criterioso e conhecedor o suficiente para os que toureiam mal e isento para os que às vezes pagam alguma coisa para se dizer o contrário.

    Além disso, durante estes 20 anos, o NATURALES comungou de uma humildade e até de algum amadorismo, nunca se aviando de pretensões de ser o mais visto, o mais falado, de ser o mais bonito ou moderno, nem de ganhar título de “número 1”. Deixamos isso para os outros, e alguns há com mérito por bom trabalho, principalmente para irem entretendo em temporadas como estas últimas que temos vivido, em que nada se passa...e é preciso “encher chouriços”.

    Agora, o que o NATURALES realmente é, e pretende continuar a ser, é dos que defende a verdade dentro da arena (porque fora dela já não nos diz respeito), pois a Tauromaquia para nós é demasiado importante e merece ser respeitada. E isso, apesar de alguns “artistas” por vezes quererem “ordenar” o contrário, não é andar contra a Festa, é sim, andar por ela! Querer que haja dignidade e verdade na arena, que se respeitem as regras do toureio, que se respeite quem paga bilhete, mas que também haja exigência por parte de quem está nas bancadas e principalmente dos que sobre ela escrevem, não mais é do que defender o futuro da Tauromaquia com qualidade.    

    E assim andamos há 20 anos. Duas décadas desde que o NATURALES ganhou vida e forma através do arrimo do espanhol Eugénio Eiroa e do português Jaime Amante, que assim encontraram meio de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo saudoso Fernando Dias com o site Tauromaquia Portuguesa Online, o pioneiro na rede sobre toiros em português. E nunca se poderá contar a história do NATURALES sem se citar esses três nomes.

    Mas, chamem-lhe presunção ou arrogância, a mim muito o NATURALES deve o seu percurso até aqui, e eu a isso chamo antes de Dedicação, sentido de Responsabilidade e acima de tudo Afición. Porque só com muita afición se pode contornar duas décadas mantendo o NATURALES vivo e fiel às convicções pelo qual sempre se demarcou dos demais: Verdade, Frontalidade e Independência.

    E para quem custou começar a escrever, e como é meu hábito, já vai agora extensa a conversa. Por isso remato com os Parabéns a todos os que fazem, e até aos que fizeram, parte da equipa da mais antiga publicação online activa de toiros em Portugal, mas Parabéns principalmente a mim e ao NATURALES, já que nestes 20 anos os nossos percursos se confundem: pois não há Patrícia Sardinha sem se pensar no NATURALES, nem NATURALES sem se pensar em Patrícia Sardinha.

    Vai por nós e vamos ver se nos aguentamos mais 20…