Lisa Valadares Silva: "O Naturales é, sem dúvida, a referência que sempre tive... Aqui, como na arena, tudo é de verdade."

NATURALES
Publicado por -

Há 13 anos, num taurino 15 de Agosto fiz-me aficionada. Tal como pedi, o meu avô levou-me aos toiros. 

No fim da corrida, na desmontável da Malveira, a minha curiosidade e fome de informação sobre a tauromaquia levou-me a encontrar o Naturales, foi amor à primeira vista. No Naturales li as primeiras crónicas, as primeiras entrevistas e vi as primeiras reportagens fotográficas. Foi com o Naturales que cresci, aprendi e continuo a aprender. A afición que tenho tem se moldado e evoluindo ao longo dos tempos, seja por uma questão de gosto ou de aprendizagem que me permite avaliar de outra forma as diferentes situações. O Naturales tem acompanhado e desempenhado um papel fundamental nesta evolução. Também o Naturales tem crescido e evoluído ao longo destes 20 anos de existência, 13 dos quais eu acompanhei atentamente. 

Lia (e leio) com muita atenção as crónicas da Patrícia e, na altura, também as do Miguel, nelas impera a verdade, a sabedoria e  a valentia de "chamar os bois pelos nomes" (sim, trata-se mesmo de valentia). Anos mais tarde, a vida permitiu-me conhecer a Patrícia e também a sua verdadeira e desinteressada paixão ao mundo dos toiros. Nela vi uma referência: como eu gostava de ser e o papel que gostava de desempenhar no nosso mundo taurino. 

Há pouco tempo chegou o convite para fazer parte desta "família" e não tinha como não aceitar. Aquilo que desejei anos antes tinha-se, finalmente, concretizado. Fiquei tão feliz, e orgulhosa, mas também receosa, poderia não estar à altura do desafio mas comecei por "Desde a bancada..." analisar com um olhar mais profundo o que se vai passando neste mundo taurino: a união (ou falta dela), a verdade e os valores que por aqui tenho aprendido...; divulguei alguns negócios relacionados com a tauromaquia; entrevistei personalidades da festa... E, até me deixarem e a vida me permitir, por cá ficarei!

Sites aparecem e desaparecem, blogs vêm e vão, jornais nascem e extinguem-se... Mas aqui está o Naturales a comemorar o seu vigésimo aniversário com muitas histórias para contar e muitas memórias para reviver, mostrando a sua força e vitalidade. 

O Naturales é, sem dúvida, a referência que sempre tive e agora é, com o maior dos orgulhos, a casa onde pertenço. Aqui sou livre! Deixam-me divagar, explorar, pensar, escrever, gostar e até não gostar. Aqui não se impõe vontades e gostos. Aqui partilha-se uma paixão e tentamos defendê-la da forma que podemos e sabemos. Aqui há notícias, crónicas, entrevistas e reportagens fotográficas. Aqui focamo-nos no que importa! Aqui, como na arena, tudo é de verdade. Desde o toque de saída até que soe o primeiro aviso, caso necessário, aqui estaremos, sem medos e superando-nos.

Não somos melhores nem piores, somos diferentes!

Lisa Valadares Silva
Tags: