Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    João d'Alva: "Afastei muitas pessoas com a minha ida para Espanha"


    A propósito do debute com picadores no próximo dia 1 de Agosto na praça de toiros Los Hinojos (Cuenca), falámos com o novilheiro João D’Alva para saber mais sobre o seu percurso e ambições.


    Como descreve todo o caminho que fez até chegar aqui?
    Ao longo destes 13 anos que levo no mundo do toiro a verdade é que conheci pessoas incríveis, pisei praças de touros históricas e toureei diversas ganaderias e encastes, tem sido incrível esta trajetória onde tenho crescido muito como toureiro e como pessoa. A verdade é que a partir de dia 1 de Agosto tudo mudará na minha vida.

    Quais têm sido os pilares fundamentais nesta caminhada?
    A família tem sido um dos pilares mais importantes na minha trajetória, os maestros das diversas escolas têm sido uma das minhas grandes referências e as estruturas das escolas que apostaram em mim, às quais estou muito agradecido e por me terem lançado como toureiro. Mas recebo muito apoio de aficionados a quem agradeço toda a confiança em mim e no toureio que levo dentro.


    Como foi ter estado na escola Fundacion EL JULI?
    Foi uma das melhores experiências da minha vida e a mais dura, a mais difícil, a mais duradora, mas ao mesmo tempo a mais bonita e aquela que mais me fez amadurecer como toureiro e como homem. Comecei a ver a vida de maneira diferente a dar mais valor a certas coisas e pessoas. Afastei muitas pessoas com a minha ida para Espanha mas a verdade é que também conheci gente inesquecível, os companheiros da escola, a senhora que me acolheu em sua casa sem me conhecer de nenhum lugar... Foram momentos duros mas dos quais guardo muita coisa positiva.

    O que significa para si o debute com picadores?
    Dia 1 de Agosto será um dos dias mais importantes da minha vida, o debute com picadores coloca-me a
    competir com os melhores novilheiros do escalafón e dá-me a oportunidade de estar nas feiras de grande referência do mundo taurino. Será um dia sonhado onde espero que tudo corra como desejo. Graças a Deus este dia está prestes a chegar e vou aproveitá-lo muito bem. Oxalá a novilhada invista. Já que estamos a falar deste dia quero agradecer à Câmara Municipal de Alcochete, Junta de Freguesia de Alcochete e ao Clube Taurino de Alcochete por terem juntado forças para que aficionados e amigos me possam acompanhar neste dia tão importante, por terem arranjado um autocarro para o transporte dos mesmos, muito obrigado por esta atitude para comigo.


    O que pode mudar depois do debute?
    O debute pode trazer muita coisa boa. Tudo o que um toureiro sonha: estar nas principais feiras de novilhadas, tourear com os principais novilheiros e as principais ganaderias. E essas são as metas que traço para o após debute com picadores. Sei que tudo isto dependerá dos meus triunfos mas com esforço e dedicação pela profissão tudo se conseguirá. Irei representar o meu país juntamente com outro companheiro neste escalafón e, no que depender de mim, Portugal voltará a soar nas bocas do mundo taurino.

    Os seus planos passam pelo seu país de origem ou pretende ficar em Espanha?
    Os meus planos passam por quem quiser apostar por mim, vou dar a cara tarde após tarde seja em que praça de touros for. O toureio a pé em Portugal esta em crescendo e por isso creio que cada vez mais obteremos a aposta dos empresários, mas claro, Espanha é onde se vive intensamente o toureio e, por isso, procuro triunfar forte no país vizinho e assim chegar com bom ambiente ao meu país e só assim poderei fazer com que os aficionados vão às praças de touros e falem no meu nome.


    Quais são as perspectivas futuras? E objetivos?
    Como disse anteriormente, as perspectivas futuras são muito boas já temos algumas datas ainda para este ano só estamos à espera de confirmação pelo tema da covid-19. Objetivos são muito elevados: sonho em estar nas principais feiras e que nas próximas duas temporadas façamos soar o nome JOAO D´ALVA e, quem sabe, apareça a oportunidade da Alternativa de matador de touros ao lado das máximas figuras do toureio. Para já estou focado no dia 1 de Agosto e a partir daí é viver tarde a tarde com o sonho no futuro mas com a cabeça no presente.

    Quais são, neste momento, os seus sonhos profissionais?
    Como toureiro desde que entramos na escola de toureio sonhamos com a Alternativa e sim essa é a minha meta, mas quero sonhar faena a faena, tarde a tarde e assim expandir todos os meus sonhos.


    Com quem gostaria de partilhar cartel?
    Neste momento no escalafón de novilheiros temos muitos que têm vindo a triunfar e seria com esses que gostaria de compartir cartel, falo de nomes como Manuel Perera, Tomas Rufo, Isaac Fonseca, Manuel Diosleguarde, Borja Collado, entre outros… Depois da Alternativa gostaria de compartir cartel com as máximas figuras da atualidade, em especial com Alejandro Talavante e Miguel Angel Perera e, claro, qualquer dos toureiros portugueses a quem dou muito valor por toda a sua luta e entrega todas as tardes para levarem o nome de Portugal além-fronteiras.

    Quem tem como referência ou fonte de inspiração?
    As minhas grandes referências, sem dúvida, são os maestros José Tomás, Miguel Angel Perera, Paco
    Ojeda, Victor Mendes, mas tento “sacar” um pouco de cada um pois é muito importante para crescer
    como toureiro.

    Ser matador é um objetivo, um sonho ou uma luta diária?
    É tudo um pouco: um sonho desde criança, um objetivo traçado desde que comecei na escola taurina e
    uma luta diária por querer ser o melhor e poder competir com os melhores.


    Por: Lisa Valadares Silva