Sérgio Nunes sobre o CART: "Sou um privilegiado por estar aqui"


Inaugurou a 13 de Março, o CART - Centro de Alto Rendimento Taurino de Guadalajara (México). Sessenta novilheiros integram esta experiência e conta com jovens do México, Espanha, Colômbia, Equador, Portugal e Peru.

O certame internacional de novilhadas tem a duração de dois meses e nele estão presentes quatro portugueses: o matador de toiros Manuel Dias Gomes, que integra a Equipa de Coordenação; o novilheiro Diogo Peseiro, e os novilheiros aspirantes Sérgio Nunes e Duarte Silva.

Para o jovem Sérgio Nunes "ser um dos 60 novilheiros do CART é um privilégio, pois conseguir um posto no meio de centenas de novilheiros que se inscreveram é realmente muito importante, principalmente neste momento de "pausa" da tauromaquia mundial, penso que a grande maioria dos novilheiros gostariam de estará a viver esta experiência, e sou neste momento um privilegiado por estar aqui". 

As expectativas em relação ao CART e ao resultado que pode dar "são altas, já que é um centro de alto rendimento organizado por uma das empresas mais importantes da América Latina, e se fores um dos triunfadores pode-te abrir muitas portas quer aqui no México, como em toda a América do Sul e também na Europa". 

Mas para isso, diariamente no CART, a exigência e o sacrifício têm sido palavras de ordem: "Os dias têm sido muito intensos, quer a nível físico quer a nível psicológico. Temos horários rigorosos de preparação física, de aulas teóricas tal como toureio de salão. Todos os fins-de-semana temos a possibilidade de poder tentar animais, o que ajuda a consolidar o trabalho feito durante a semana". 


Para Sérgio Nunes "é um orgulho representar Portugal, ainda para mais a este nível. É importante que Portugal esteja sempre representado em acções mundiais de tauromaquia, pois é um dos berços do sector e necessita de recuperar o fulgor de outros tempos"

O jovem novilheiro português considera que o CART "é um passo mais rumo ao meu objetivo que é ser Matador de Toiros. Todos sabemos que isto é um processo que nos pode ser muito útil para poder alcançar os nossos objectivos".




Texto: Lisa Valadares Silva
Fotografias e Vídeo: Casa Toreros