Manuel Dias Gomes sobre o CART: "É um orgulho estar a participar num acontecimento histórico do toureio"
Inaugurou no passado sábado, 13 de Março, o CART - Centro de Alto Rendimento Taurino de Guadalajara (México).
Sessenta novilheiros integram esta experiência e conta com jovens do México, Espanha, Colômbia, Equador, Portugal e Peru.
O certame internacional de novilhadas tem a duração de dois meses e nele estão presentes quatro portugueses: o matador de toiros Manuel Dias Gomes, que integra a Equipa de Coordenação; o novilheiro Diogo Peseiro, e os novilheiros aspirantes Sérgio Nunes e Duarte Silva.
Juan José Padilla, é o Diretor Artístico do certame e juntamente com os matadores Manuel Dias Gomes (Portugal), Thomas Cerqueira (França), Oliver Godoy (México) e Juan de Castilla (Colômbia), irão ajudar e acompanhar estes jovens.
Para Manuel Dias Gomes esta iniciativa tem "a maior importância que possamos imaginar" até por que "no momento em que nos encontramos, um certame deste nível vem dar força para que se dê continuidade ao toureio, ao futuro pois tratam-se de jovens novilheiros e eles são o futuro da festa...". Uma ideia gigante, dizemos nós, e que o toureiro português considera ser "de louvar a afición que teve a Casa Toreros em criar um Centro de Alto Rendimento de Toureio".
No final deste certame o objectivo é "que saiam 6 finalistas que revolucionem o toureio" já que "o CART é um certame a nível internacional".
Manuel Dias Gomes diz ainda "que é uma honra ser um dos coordenadores do CART. É um orgulho estar a participar num acontecimento histórico do toureio. De entre tantos profissionais que existem, ser um dos convidados, é também um voto de confiança mas ao mesmo uma grande responsabilidade de estar à altura de tal acontecimento".
Nestes primeiros dias que decorre o CART temos tido o privilégio de ver alguns vídeos e fotografias que a Casa Toreros vai divulgando nas suas redes sociais, e onde assistimos a inúmeras actividades. E Manuel Dias Gomes ressalva que estes primeiros dias "têm também servido para conhecermos os jovens que participam no que diz respeito aos seus conhecimentos acerca da Tauromaquia, e que nos demonstrem também os seus conceitos e formas de tourear". Aparte disso "têm tido intensa preparação física que se irá manter ao longo do certame bem como conferências de motivação pessoal, de estética, de conceitos do toureio entre outros". Esta iniciativa contará ainda com "conferências com personalidades de fora do mundo taurino mas também com ganaderos, empresários, apoderados... É uma programação muito específica e objectiva adequada ao que é um Centro de Alto Rendimento".
Sobre os três jovens portugueses que se encontram a participar neste certame, Dias Gomes diz que "o que mais me marcou é que os três destacaram cada um com a sua personalidade em diferentes actividades" e considera que o CART servirá para eles "sobretudo como uma conquista de conhecimentos, de experiências e vivências que marcarão para sempre a vida de cada um. E ajudará que os objectivos que querem alcançar na Tauromaquia sejam evidentes e claros".
Que todos tenham sorte.
Fotografias e Vídeos: Casa Toreros
Texto: Patrícia Sardinha