Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Grupo de Montemor está de luto: partiu uma grande referência do Grupo

    Todos os aficionados, todos os Forcados, mas principalmente o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, estão hoje de luto. Faleceu um nome maior da Forcadagem, "abalou" como ele diria, o mestre Simão Nunes Comenda.

    Por isso, tomamos a liberdade de transcrever o texto que os Amadores de Montemor publicaram hoje nas redes sociais em sua memória:


    O Grupo de Montemor está de luto!

    Deixou-nos hoje, vítima de covid-19, uma grande referência do nosso Grupo, do mundo dos Forcados e da Tauromaquia em geral!

    Simão Nunes Comenda foi para muitos o melhor rabejador de todos os tempos. Precursor de uma nova forma de rabejar, foi quem introduziu a beleza estética que vemos hoje nos melhores rabejadores. Pioneiro a rematar as pegas, saindo na cara dos Toiros e para o meio da praça, depois de conduzir o Toiro para o interior do Grupo no decorrer da pega de caras. A cernelhar fez dupla com dois grandes cernelheiros da nossa História, José Manuel Sousa e António José Zuzarte, destacando-se também nessa vertente da pega.

    Um orador nato e incrível contador de histórias, que colecionou ao longo da vida, onde teve a oportunidade de pegar Toiros nos 4 continentes. Integrou o Grupo de Forcados que foi pela primeira vez ao México em 1970, com o objectivo de demonstrar o que era o Forcado Amador. O êxito foi tal que, como sabemos, começaram a criar-se Grupos de Forcados também no México que se mantêm até aos dias de hoje.

    Era actualmente empresário da nossa Praça de Montemor que, juntamente com Paulo Vacas de Carvalho, compunham a empresa “Montemor é Praça Cheia”.
    Vai deixar muita saudade a pessoa que depois de brindada nos respondia com um simpático agradecimento e bonitas palavras de motivação para a pega que se seguia.

    Muito obrigado por tudo Simão. 

    Até um dia!