Chamusca aprova moção pela reabertura dos espectáculos tauromáquicos

NATURALES
Publicado por -

O Município da Chamusca aprovou com unanimidade uma moção “Pela reabertura dos espectáculos tauromáquicos”, um documento que recomenda ao Governo e à Direção-Geral de Saúde que “sejam estabelecidas regras equitativas de funcionamento da cultura portuguesa como um todo, sem discriminação de qualquer expressão cultural, designadamente da tauromaquia”.

“Não é aceitável que se criem, inadvertida ou intencionalmente, dificuldades acrescidas ao regresso dos espectáculos tauromáquicos”, pode ler-se ainda na moção lê-se na moção apresentada pelo presidente da autarquia, Paulo Queimado, e subscrita depois por todos os vereadores do executivo.

No documento, que será enviado ao Presidente da República, ao Governo e aos vários grupos parlamentares da Assembleia da República, o município considera “fundamental a reabertura dos espectáculos tauromáquicos e que os mesmos obtenham o mesmo tratamento que as restantes actividades culturais, que, entretanto, retomaram a sua actividade”.

Recorde-se que a Chamusca declarou, em 2015, a tauromaquia como “Património Cultural e Imaterial do Concelho” e tem realizado e apoiado “diversas acções pela defesa das tradições taurinas, que são parte integrante da identidade do concelho e uma importante actividade económica e da vida comunitária do território, sobretudo através das ganadarias existentes e dos dois grupos de forcados amadores do concelho”.
Tags: