Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Ministra da Cultura afirma que Tauromaquia pode retomar actividade quando regressarem os outros espectáculos




    A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, esteve esta manhã no Parlamento, na Comissão de Cultura, onde concedeu algumas explicações sobre as medidas recentes a tomar no sector que tutela e tendo em conta a situação da crise que se vive a propósito da Covid-19.

    Entre os vários temas debatidos, e por intermédio da deputada do CDS, Ana Rita Bessa, surgiu o da Tauromaquia, nomeadamente sobre quando se irá retomar a actividade.

    A representante do CDS, quis que Graça Fonseca esclarecesse em que categoria estavam incluídos os espetáculos tauromáquicos, se na categoria das salas de espetáculo, que abrem já a 1 de Junho, se na categoria dos festivais, como os de música, que só poderão ser retomados depois do final de Setembro.

    A Ministra da Cultura esquivou-se sempre a utilizar a palavra “tauromaquia”, referindo que as decisões finais sobre o regresso dos espectáculos serão aprovadas pelo Governo na quinta-feira em Conselho de Ministros: “As regras que vierem a ser definidas para salas, quer ao ar livre, quer em recintos fechados ou semifechados, aplicam-se a todos os espetáculos de natureza artística. Não haverá diferenciação de regras. Se vier a ser definido que tem de ficar uma fila de separação entre duas filas ocupadas, esta regra aplicar-se-á a qualquer recinto de espetáculo e naturalmente também se aplicará aos espectáculos que a senhora deputada referiu (espectáculos tauromáquicos). As regras serão gerais e transversais”, explicou Graça Fonseca.

    Ana Rita Bessa não satisfeita com a resposta evasiva, voltou à carga, dizendo à ministra que “não tem mal usar a palavra "Tauromaquia” e quis que ficasse mais claro qual a data prevista para que voltem a acontecer corridas de toiros. Graça Fonseca concluiu: “Não vou dar uma resposta à senhora deputada, se é 1 de Junho ou 15 de Junho. Será aprovado esta semana e será em função desse plano de desconfinamento que se aplicará a todas as atividades culturais.”

    Veja os vídeos desta intervenção abaixo: