18º Aniversário NATURALES: a mensagem de Pedro Guerreiro
A minha caminhada no Naturales tem já um trilho de vários anos...
Recordo perfeitamente as primeiras conversas com a Patrícia Sardinha, nos tempos em que eu ainda dirigia o meu projeto TauroEmoção, e da forma como a nossa visão e ambição se cruzavam naquela altura. A primeira crónica para o Naturales, a jeito de "prova de fogo", fez em junho quatro anos, e retratou a estreia de Pablo Hermoso de Mendoza na José Mestre Batista, em Reguengos de Monsaraz.
Sem falsas modéstias, porque nunca fui de me tapar e muito menos de deixar de ser vertical, seja na crítica de uma corrida seja ao ter bom senso para construír uma opinião, passei-a com distinção e depois disso... foi o confirmar de que reunia, com a Patrícia, uma conexão e ligação de ideias que fluiu numa boa e verdadeira amizade, das poucas e raríssimas que conservo neste meio.
Divergências aparte, que também existem, pois nenhum dos dois foi abençoado com personalidades propriamente fáceis de levar, fomos construindo uma equipa sólida e que dá hoje estampa a este nosso/vosso Naturales, que para mim, a par de mais uma ou duas exceções, é e será sempre a casa da verdade, sem filtros, sem compadrios, sem publicidade paga, sem carteiras ou conhecidos no meio para vingar... o Naturales sempre foi e é, muito mais que isso!
O Naturales é a essência da festa pura que protestamos, é a tauromaquia explanada na verdade e na frontalidade que tanto apregoamos mas que muitas vezes não querem ver (ou aceitar, que dói menos), e por isso, sempre numa posição íngrata perante um meio tão adulterado e fácil de vender, onde qualquer um entra e pode vingar facilmente se falar bem de todos e tirar umas fotos giras... mas o Naturales é muito mais que isso. O Naturales é sentimento, é revolta, é paixão, triunfo, fracasso, palavras bonitas mas também palavras duras e amargas quando são necessárias ser ditas
O Naturales é a subtileza e destemor da Patrícia, aliado a um naipe importante de colaboradores que sempre que podem (muitas vezes não tanto como gostaríamos), fazem deste nome uma referência para todos quanto o lêem e agradecem que se continue a trilhar este caminho, de mais espinhos que rosas, mas de cabeça sempre erguida e consciência mais que limpa... porque o Naturales fará sempre regir-se pela verdade, e é essa verdade que apaixona e traz as emoções à Festa!
18 anos é um número redondo, bonito! Que sejam, no mínimo, mais 18... Parabéns, Naturales!
Pedro Guerreiro