Mais uma data marcante desta temporada 2019, a noite de 22 de Junho, com a corrida de alternativa do cavaleiro António Prates em Alcochete.
Uma noite que prometia, com o jovem ginete a alternar com duas altas figuras do toureio António Telles e Francisco Palha, e ainda com os Amadores de Coruche e Amadores de Alcochete, perante toiros António Charrua.
O cartel prometia e a o público aderiu, casa forte em Alcochete, numa noite agradável.
A alternativa de António Prates, foi-lhe concedida por seu pai, o cavaleiro retirado José Prates.
E na sua primeira lide como profissional, António Prates consentiu aqui ou ali, alguns toques na montada, fruto de acusar também um pouco a responsabilidade da noite, mas também porque teve pro diante um toiro a cortar caminho. Na sua segunda lide, ao sexto da noite, o ginete demonstrou o porquê de merecer a alternativa, tendo ficado na memória principalmente os últimos dois curtos que levantaram praça.
Já António Telles, e fazendo jus ao título da crónica, teve duas actuações a gosto. Se no seu primeiro andou bem e confiante, cravando de forma exímia a ferragem da ordem, foi no seu segundo que deixou uma vez mais patente o seu estatuto de Grande do toureio, com uma actuação correcta e do agrado das bancadas.
Francisco Palha andou bem no seu primeiro, com querer e vontade, sempre a respeitar o toiro e o público. No seu segundo, entrou em praça ainda mais disposto com uma lide com ferros de poder a poder, ficando na retina os dois últimos curtos de elevadíssima nota, nos terrenos do perigo e com remates de emoção.
Quanto à rapaziada da Jaqueta, pelos Amadores de Coruche pegaram Tiago Gonçalves, António Tomás e José Macedo Tomás (Cabo do Grupo), tendo apenas a última pega sido consumada à 1.º tentativa e as restantes à segunda. Dar breve nota, para que, nas tentativas de Tiago Gonçalves e de António Tomás, os toiros, muito andarilhos, teimaram em não se deixar colocar devidamente o que dificultou a tarefa aos Amadores de Coruche, ainda assim, uma actuação positiva abrindo a porta da Honra.
Em destaque, pela eficácia e brilhantismo das pegas tiveram os Amadores de Alcochete consumando ao primeiro intento as pegas dos seus três toiros, levadas a cabo pelos forcados Manuel Pinto, Manuel Duarte e António José Cardoso.
Este é o breve apontamento de uma noite para a história da Tauromaquia mas nem por isso com tanta história quanta a que se esperava.
Francisco Potier Dias