“Giraldo”, um toiro encastado e temperamental de São Torcato foi premiado com o prémio “Melhor toiro” e o a ganadaria Passanha Sobral obteve o prémio de “Melhor apresentação”.
João Moura Jr. desenvolveu uma faena brilhante ao bravo sexto e venceu o prémio de “Melhor lide" numa tarde de competição acesa.
Os Amadores de Évora deram uma grande tarde de pegas e levaram o prémio de “Melhor grupo”, tendo rivalizado com o grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
A ganadaria de São Torcato saiu triunfadora do já tradicional Concurso de Ganadarias que ontem serviu de abertura à Feira de São João 2019, pela apresentação de um exemplar encastado e temperamental, de origem Pinto Barreiros, que acabou por vencer o prémio de “Melhor toiro”. João Moura Jr também esteve em plano de evidencia, saindo vencedor do prémio “Melhor lide”, tal como havia ocorrido no ano anterior.
A disputa pelos prémios foi intensa até ao final da corrida, principalmente na segunda parte, onde cavaleiros e toiros atingiram um nível de maior relevo e de merecido reconhecimento. A título de exemplo, Filipe Gonçalves desenvolveu uma lide vibrante, aproveitando as investidas do toiro encastado de São Torcato e incrementando toda a sua garra. Além de toda a determinação que colocou na lide, Filipe Gonçalves envolveu a sua actuação com adornos que facilmente chegaram ao público.
Não menos importante foi a lide do açoriano Tiago Pamplona frente ao toiro de Passanha Sobral (origem Cebada Gago) que foi distinguido com o prémio de “Melhor apresentação” pelas suas formas muito finas. O cavaleiro terceirense toureou e templou as investidas do exemplar de Passanha Sobral, entregou-se à lide e cravou com rectidão, acabando por fazer uma lide emotiva em tom crescente. Encerrou a sua actuação com duas sortes de violino que facilmente chegaram às bancadas.
Depois de uma primeira parte em que os cavaleiros ultrapassaram a falta de entrega dos primeiros três toiros, o melhor da corrida acabou por ficar registado no ultimo da ordem. Um toiro rematado de João Gaspar de procedência Murube que deu sinais de bravura e entrega, ao qual João Moura Jr. se recreou na colocação da ferragem. Destaque suplementar para os últimos encontros entre toiro e montada, onde o cavaleiro esperou a chegada do hastado até ao estribo para cravar, resultando nos momentos mais altos da corrida.
No campo dos forcados, o grupo dos amadores de Évora, um dos mais prestigiados de Portugal, teve uma tarde redonda, com os seus elementos a demonstrarem um grande nível com pegas limpas e eficazes, sempre ao primeiro intento. Entre a belíssima actuação do grupo alentejano destacaram-se as pegas ao terceiro e quinto da ordem, esta última do cabo do grupo, João Pedro Oliveira.
Pela parte dos amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, houve um esforço substancial para conseguir o prémio que já haviam alcançado em 2018. No entanto, a tarde mostrou-se acidentada e de pegas complicadas para o grupo açoriano.
FICHA DO FESTEJO:
Praça de Toiros Ilha Terceira, sábado 22 de Junho. Primeiro espectáculo das Sanjoaninas. Corrida à Portuguesa – Concurso de ganadarias.
Ganadarias:
Toiros em ordem antiguidade e saída, Oliveira Irmãos (manejável mas justo de raça), Rego Botelho (entrega escaça), José Albino Fernandes (complicado), São Torcato (encastado e temperamental), Passanha Sobral (nobre) e João Gaspar (Bravo e a ir a mais). Corrida desigual de volume, destacando-se o toiro de Passanha Sobral pelas suas formas finas.
As bancadas apresentaram-se praticamente cheias
Os júris anunciados previamente atribuíram os prémios da seguinte forma:
- Melhor lide: João Moura Jr., ao sexto toiro.
- Melhor toiro: “Giraldo”, nº 340, flavo, de 490 Kg, de São Torcato, lidado em 4º lugar.
- Melhor apresentação: “Manijero”, nº 18, de 450 Kg, de Passanha Sobral, lidado em 5º lugar.
- Melhor grupo de forcados, Amadores de Évora.
Fotografias: André Pimentel
Fotografias: André Pimentel