Mais uma tarde pela ribeira do Tejo, mais uma tarde na Monumental Palha Blanco, a menina de Vila Franca de Xira, com expectativas altas para o Concurso de Ganadarias da dita praça mais exigente do país.
Cerca de meia casa forte, numa tarde agradável e com um cartel de disputa e juventude, composto pelos cavaleiros Manuel Telles Bastos, Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr. no sector da arte a cavalo.
Em concurso as ganadarias Veiga Teixeira, Dr.António Silva, Passanha, São Torcato, Higino Soveral e Silva Herculano, importa referir que após reconhecimento dos toiros, o toiro da ganadaria Passanha ficou de fora do concurso, sendo lidado no seu lugar o sobrero da ganadaria Veiga Teixeira.
No sector das jaquetas, compuseram este cartel os Amadores do Ribatejo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Amadores do Ramo Grande.
Abriu praça o cavaleiro Manuel Telles Bastos perante o toiro da ganadaria António Silva com 540 kg. Bonito exemplar da ganadaria António Silva, bem rematado, bonito de cara e cooperante, atento e nobre de investida. Manuel andou regular nos compridos para nos curtos, e com o toiro a vir a menos e a reservar-se ainda que não em demasia em tábuas, obrigar o cavaleiro a puxar pelos galões.
Para pegar este toiro pelos Amadores do Ribatejo, o forcado Pedro Espinheira, cabo da formação do Ribatejo, com a pega consumada à 2.ª tentativa.
Volta apenas para o forcado.
O toiro proveniente da ganadaria de São Torcato com 460 kg teve lide a cargo do cavaleiro Francisco Palha, que atravessa uma fase positiva e de motivação. O toiro bem rematado foi de uma bravura que dá gosto. Um grande toiro! Palha andou bem nos compridos e nos curtos, com o toiro ligado, andou bem o cavaleiro, nota positiva para o 3.º e 4.º curtos, muito bem rematados e de verdade, alto a baixo e ao estribo. Até arrepia mas é tão bom de se ver! Terminou com um 5.º ferro de praça a praça, dando a vantagem ao toiro e rematando com batida ao píton contrário.
Para pegar este segundo toiro da tarde, esteve em praça pelos Amadores do Barrete Verde, o cabo Marcelo Lóia, que consumou à primeira tentativa.
Volta para forcado, cavaleiro duas voltas e também volta merecida do ganadero.
A lide do toiro da ganadaria de Silva Herculano, com 470kg, esteve a cargo de Luís Rouxinol Jr.. Um toiro com trapio mas de cara e córnea curta. Nos compridos, com o toiro a arrancar-se prontamente e vigorosamente para o cavalo, Rouxinol Jr. andou bem. Nos curtos andou com raça, com um toiro que foi se deixando tourear e entregando importância à lide, faltando apenas alguma investida após o castigo. Rematou com um ferro de palmo dando vantagem ao toiro.
Para a pega deste toiro estiveram em praça os Amadores do Ramo Grande, por intermédio de Luís Valadão à 3.ª tentativa .
Volta apenas para o cavaleiro.
O quarto toiro da tarde, da ganadaria Higino Soveral com 510 kg, coube ao cavaleiro Manuel Telles Bastos. Rês de pouca cara mas bem apresentado e bem composto. Nos compridos voltou a andar regular, para nos curtos, com o toiro a não se parar e a adiantar-se nas reuniões, encontrar algumas dificuldades. Cravou cinco curtos com o toiro a vir a menos e a reservar-se muito.
Para a pega deste 4.º da tarde novamente em praça os Amadores do Ribatejo, e para a cara o forcado Rafael Costa, com a pega consumada à 1.ª tentativa de forma vistosa com o toiro a arrancar-se de largo e a permitir uma viagem aparatosa.
Volta apenas para o forcado.
Quinto toiro da tarde pertenceu à ganadaria Veiga Teixeira, e era sobrero da corrida, com 470 kg, sendo lidado por Francisco Palha. Um toiro rematado mas algo distraído logo desde o início da lide. O cavaleiro vinha novamente em busca do triunfo e prestou-se a uma actuação regular e cativante para o público, com ferros que ficam na retina pela regra basilar do toureio a cavalo “alto a baixo e ao estribo”.
Para pegar o quinto toiro da tarde pelos Amadores do Barrete Verde, foi à cara o forcado Diogo Amaro com uma pega consumada à 2.ª tentativa.
O último da noite foi um toiro da ganadaria Veiga Teixeira com 500 kg cuja lide ficou a cargo de Luís Rouxinol Jr.. Um toiro bem rematado, bravo e que ajudou Rouxinol a armar o taco! O ginete de Pegões apostou em sortes a entrar de frente ao toiro e com remates ajustados a procurar transmitir emoção às bancadas. Uma lide séria que chegou às bancadas e transmitiu uma vez mais a vontade e raça deste toureiro que na que foi a sua primeira temporada completa como cavaleiro de alternativa, se afirmou como uma promessa certa do panorama tauromáquico português. Encerrou a sua actuação com um bonito ferro de palmo e o já tradicional par de bandarilhas bem executado e que lhe permitiu deixar uma grande passagem na tarde da sua estreia na Palha Blanco.
Para a pega do último da noite em praça os Amadores de Ramo Grande indo para a cara o forcado cabo da formação açoriana Manuel Pires, com uma boa pega consumada à 1.ª tentativa.
Volta para cavaleiro, forcado e ganadero.
Sendo este um concurso de ganadarias anunciou a empresa no final da corrida que os prémios foram atribuídos, o de apresentação ao toiro de António Silva (1.º toiro da corrida) e o de bravura repartido entre Veiga Teixeira e São Torcato. O júri do concurso composto por Simão Comenda, José Luis Gomes e Fernando Letra.
O espectáculo foi dirigido pelo Sr. João Cantinho, auxiliado pelo Dr. Jorge Moreira da Silva, e um apontamento para a prova de 'inteligente' realizada pelo companheiro António Lúcio.
Resumindo e concluindo, foi uma boa tarde de toiros com ambiente e afición, deixando saliente a disputa e rivalidade: Palha vs Rouxinol.
Por: Francisco Potier Dias