A Praça de Toiros de Azaruja, freguesia do concelho de Évora, que dista a cerca de vinte quilómetros da sede de concelho, encontra-se à venda através de uma imobiliária, Feel At Home - Real Estate, podendo em breve perder-se um imóvel de elevado interesse histórico.
Finalizada a sua construção em 1860, e com capacidade para cerca de 1.500 espectadores, há quem se refira a esta como a primeira Praça de Toiros fixa portuguesa, e aquela que inspirou os construtores da Praça de Touros do Campo Pequeno, aquando da sua edificação.
Depois dos muitos anos de glória e da passagem das maiores figuras das épocas que atravessou, a sua última utilização foi como fábrica de transformação de cortiça, o que viria a afectar a sua estrutura, iniciando um doloroso processo de degradação a que tem sido exposta nos últimos anos.
Por ser de propriedade privada, este imóvel, em venda por cerca de 250.000 euros, poderá mesmo vir a ser demolido, perdendo-se assim um imóvel de elevado interesse histórico, sobretudo para o Alentejo e para a tauromaquia em geral.
Nos últimos anos foram-se realizando ali as festividades de Verão da localidade, sendo que a última corrida que ali ser realizou, data de 7 de Junho de 2014, tendo o espectáculo decorrido numa praça de toiros desmontável.