Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Os Grupos de Forcados da Corrida do Emigrante no Campo Pequeno


    Na próxima quinta-feira, o Campo Pequeno recebe mais uma Corrida de Toiros, a já tradicional Corrida do Emigrante.

    Um cartel composto por Rui Salvador, António Maria Brito Paes, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto, Andrés Romero (rejoneador espanhol que confirma a alternativa) e David Gomes (que confirma a alternativa), na lide de seis imponentes toiros de Vale Sorraia. As pegas estarão a cargo dos grupos de Forcados Amadores Real de Moura, Montijo e Turlock.

    Abaixo, uma breve descrição de cada grupo:

    Grupo de Forcados Amadores do Montijo

    O Grupo de Forcados Amadores do Montijo estreou-se a 21 de Agosto de 1964, na Monumental Amadeu Augusto dos Santos (Montijo), pegando toiros da ganadaria de Rio Frio, sob o comando de José Jacinto Carvalheira.

    Com um largo e rico historial, este grupo, que na actualidade é comandado por Ricardo Figueiredo, é detentor de vários e importantes troféus, destacando-se, em 2007, o troféu “João Moreira de Almeida, em 2003 o Troféu Casa dos Forcados Amadores do Montijo, em 2000 o Troféu III Concurso de Ganadarias Idanha-a-Nova, 1998, o Troféu António Gouveia, em 1992 o Troféu Corrida dos Pára-quedistas, em 1985 o Troféu Associação de Comandos, em 1968 o Troféu Augusto Linho e, em 1970 o prestigiado Troféu Casa da Imprensa, que o distingui como o melhor grupo do ano.

    Elementos seus integraram várias selecções de forcados que actuaram nos Estados Unidos, Indonésia, Canadá, México, Venezuela e Colômbia.

    Na temporada de 2017, o forcado Hélio Lopes foi o vencedor do Concurso de Pegas realizado no Campo Pequeno.


    Real Grupo de Forcados Amadores de Moura

    O Real Grupo de Forcados Amadores de Moura, estreou-se a 9 de Setembro de 1971, na praça de toiros de Moura e é considerado o mais antigo do Baixo Alentejo. Nessa tarde histórica para o Grupo, que se apresentou sob a chefia de António Maria Garcia, pegaram toiros da ganadaria de José Francisco Cruz e Crujo.

    Ao longo de 47 anos de actividade, com presenças nas mais destacadas datas do calendário tauromáquico português e várias e honrosas presenças em praças de Espanha e França, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura tem sabido conquistar o respeito e a admiração dos aficionados.

    Em 1991, por ocasião da comemoração dos 20 anos da fundação do Grupo, foi-lhe outorgado o título Real por Duarte Pio de Bragança no que é o único Grupo de Forcados a ostentar esta distinção régia.

    Na próxima quinta-feira, na Corrida do Emigrante, o grupo apresenta-se no Campo Pequeno, sob a chefia de Valter Rico, o oitavo cabo do seu historial.


    Forcados de Turlock

    Fundado em Abril de 1976, o Grupo de Forcados Amadores de Turlock fez a sua estreia em Pico de los Padres (Califórnia, USA), tendo como cabo fundador João Hermínio. Este foi o primeiro grupo de forcados a constituir-se fora de Portugal. Tem na sua origem e, assim como nas constituições subsequentes, forcados luso-descendentes da colónia de portugueses da Região Autónoma dos Açores que, ao longo de gerações, emigraram para este estado norte-americano. São, pois, um exemplo de sucesso no que respeita à introdução de valores culturais lusitanos e particularmente no que à Tauromaquia diz respeito, num território tão longe das suas origens; por outro lado, constituem um importante factor de ligação a Portugal, a pátria dos seus antepassados.

    Anualmente o Grupo de Forcados Amadores de Turlock tem marcado presença no Abono do Campo Pequeno, para além de outras praças do Continente e da Região Autónoma dos Açores. Esta temporada, o grupo pegará também em França. Do seu historial de 42 anos de actividade, contam-se ainda actuações no Canadá.

    O Campo Pequeno é uma das praças de eleição para este grupo, onde por duas vezes forcados envergando a sua jaqueta, conquistaram o prémio para "Melhor Pega". Tal aconteceu a 4 de Agosto de 2011, com o forcado Michael Lopes e com George Martins Jr., o actual cabo, em 2016.