Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Opinião: "De Luto por uma Praça"



    Mais uma vez tocam os sinos arrebate na tranquilidade e pasmaceira da nossa Festa dos Toiros. Mais uma morte que se avizinha…mais um enterro anunciado.

    A carismática afición nortenha irá ficar sem o seu poiso-mor, uma praça querida das gentes aficionadas, a da Póvoa de Varzim.

    A Assembleia Municipal daquela cidade aprovou na passada sexta-feira, uma proposta do executivo camarário local, para a interdição da realização no concelho de corridas de toiros.

    Ditou a vontade de 2 ou 3, daqueles que eleitos põem e dispõem da liberdade dos outros, que não mais além deste ano, a Póvoa há-de ver toiros em praça.

    Tudo em nome da modernidade dos tempos e da vergonha alheia daqueles que não respeitam as tradições e impingem os seus ideais como sendo o de todos por obrigação.

    Aos poveiros nada perguntaram sobre a matéria já que o povo só é chamado a opinar nas urnas para os instalar no poleiro. Deles, os ‘galos’ que cacarejam contra as leis, mais se sabe que os movem outros interesses além do bem-estar animal… Mas o tempo o comprovará!

    Por agora vestimos de luto. 

    Tal como o fizemos por Viana do Castelo onde também a praça de toiros local foi ‘assassinada’. E tal como cobardemente, de forma mais disfarçada, foi sendo feito noutras praças…onde as corridas de toiros têm sido “congeladas” até que delas se esqueçam…

    E desenganem-se os que pensam que as praças de toiros ‘morrem’ sempre por culpa dos anti-taurinos. Há para aí uns quantos tauródromos em que os coveiros são mesmo é cá de dentro…

    Acresce a isso, a passividade dos que da Festa vivem, que agora põem a urna a ombros mas antes não deram o peito às balas, tentando evitar a fatalidade.

    Resta-me acreditar que ao terceiro dia haverá ressurreição e que possa ainda ser contrariada esta anti-liberdade, este crime ditador…e os toiros possam regressar à praça da Póvoa!

    A 11 de Agosto, será a última corrida por agora anunciada na Póvoa de Varzim. Depois, faremos o luto…mas não se esqueçam, o luto durará apenas semanas e podemos ter perdido mais uma praça mas ainda assim, a Festa dos Toiros, essa não morreu!

    Pois “podem tirar-nos a vida mas nunca nos tirarão a liberdade”.





    Patrícia Sardinha