Falamos hoje do Grupo Forcados Amadores de Coruche, que desde a temporada passada alterou a sua estratégia de comunicação, apostando nela de forma mais directa e próxima do público.
Essa alteração revelou-se um sucesso, sendo neste momento o grupo de Forcados com mais seguidores no Facebook e também no Instagram.
Segundo o cabo José Macedo Tomás, "existe uma estratégia definida para cada uma das redes sociais, sendo que, essa área está entregue a um grupo de antigos, actuais elementos e apoiantes do grupo" que gerem as redes e criam e dinamizam as ideias.
No caso do Facebook, o público alvo neste momento é de uma faixa etária dos 25/30 anos para cima, sendo a aposta nesta rede social baseada em vídeos e álbuns das actividades do Grupo bem como divulgação dos diversos apoios empresariais. Confidenciou-nos ainda o cabo, que "os vídeos das últimas corridas onde o Grupo participou, e que são publicados, têm tido bastante sucesso com uma média de 40.000 a 50.000 visualizações num universo de 14.000 seguidores, o que é uma enorme satisfação".
Já relativamente ao Instagram, a estratégia já sofreu alterações, sendo que, inicialmente procurou-se dinamizar a página com imagens de pormenores e momentos artísticos conjuntamente com descrições intemporais. Esta dinâmica mostrou-se receptiva para o público alvo, diga-se, dos 16-26 anos, e permitiu que o GFA Coruche marcasse uma tendência.
Actualmente, são lançadas imagens com texto, de forma a chegar com mais impacto ao público, mantendo uma média de 500/800 likes por publicação num universo de 4445 seguidores.
Relativamente a retorno proveniente desta estratégia, José Macedo Tomás, afirma que "essencialmente resulta numa gigante proximidade e sentido de acompanhamento permanente entre os aficionados e o grupo, bem como, uma vantagem clara para os apoios e parcerias empresariais do grupo", que usufruem também desta “popularidade”, de forma que, é muito satisfatório o balanço investimento-retorno que o GFA Coruche retira desta aposta na promoção nas redes sociais.