Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Entrevista a Paco Velásquez: "O Diego Ventura é de certa maneira o meu apoderado"


    Natural de Riachos, às portas da Golegã, cedo traçou a ideia de ser matador de toiros. Em Março de 2014, no México, concretizou o sonho da alternativa. Em 2015, foi líder de escalafón numa categoria em que escasseiam oportunidades. Em Maio de 2017, decide interromper a carreira de se vestir de luces. No entanto, não fechou as portas ao toureio, e de alguma forma em segredo, foi-se preparando para a concretização de outro sonho, tourear a cavalo.

    A 4 de Fevereiro de 2018, Paco Velásquez irá debutar em Olivares (Sevilha), ao lado de grandes figuras do toureio equestre. Rui Fernandes, Diego Ventura, Leonardo Hernández, Andrés Romero e Mara Pimenta compõem o cartel em que serão lidadas reses de Campo Peña.


    ***************************************

    PACO VELÁSQUEZ: "Sempre tive uma enorme paixão pelos cavalos e pelo toureio a cavalo"


    O Paco concretizou o sonho de se tornar matador de toiros em 2014. Em Maio deste ano, anunciou que suspendia a temporada. O que o levou a desmotivar-se e a interromper a sua carreira?
    Concretizei o meu sonho, ser matador de toiros, e enquanto dessa forma me apresentei, acho que o fiz sempre com o máximo respeito pela minha profissão e a máxima dedicação. Não se pode dizer que tenha sido uma decisão derivada a “desmotivação”...

    Mas agora, anuncia-se a sua estreia como cavaleiro, a 4 de Fevereiro de 2018, em Espanha. Como surgiu essa vontade de mudar de categoria?
    Desde pequeno sempre tive uma enorme paixão pelos cavalos e pelo toureio a cavalo. Nos últimos anos, devido a uma grande amizade que estabeleci com o rejoneador Diego Ventura, essa paixão foi aumentando e trouxe.me até aqui. Depois de algum tempo de reflexão e de me aconselhar com vários profissionais e de levar uma preparação em “segredo”, aqui estou ...


    E quem tem sido a sua fonte de ensinamentos no que ao toureio equestre diz respeito?
    Sem dúvida que o Diego Ventura! Foi quem desde o primeiro momento me incentivou e de certa maneira acreditou que este dia poderia chegar e que era possível eu concretizar este sonho de me apresentar a cavalo. E depois tudo começou em La Puebla, na sua (Ventura) casa...

    E com que montadas conta para este novo início de carreira?
    Neste momento tenho cinco cavalos de toureiro, dos quais um de saída, o “Suspiro”, três de bandarilhas: “Duelo”, “Maño” e “Ritz”, e um de matar, o “Trianera”, podendo ainda durante este Inverno adquirir algum outro cavalo mais.


    E esta nova faceta é para levar por diante ou será uma situação passageira?
    Claro que é por levar por diante! Estou comprometido diariamente neste novo sonho, que tanta ilusão me dá e tanto me tem feito desfrutar e isso faz-me muito feliz...

    Já tem data para o debute, com um festejo que é anunciado nos cartazes como “Festival Taurino da Arte do Rejoneio”. O Paco pretende enveredar por esse estilo ou vê-se a tourear de casaca e tricórnio?
    De futuro tentarei tirar todas as provas que correspondem para poder tourear de casaca e tricórnio, claro! Mas agora corresponde-me tourear de curto ! Mas sim, vou tourear à portuguesa...

    Para além do festejo em que já está anunciado em Espanha já tem mais algum compromisso?

    Sim, tenho algumas coisas já programadas. O objectivo nesta temporada, entre várias coisas, é ganhar experiência. Apesar de ter sido matador de toiros e ter alguma experiência neste “mundo”, o toureiro a cavalo é totalmente diferente! E sou consciente que levo apenas um ano de preparação mas tudo tem corrido bastante bem e de certa maneira rápido.

    E quem é o seu apoderado actualmente, a pessoa que o irá representar?
    O Diego Ventura é de certa maneira o meu “apoderado”, porque ele é que tem tratado de tudo.
    Nada se faz sem ser com o seu consentimento e sob os seus conselhos! É para mim um enorme privilégio e uma grande responsabilidade, que uma figura do toureio desta magnitude, dê a “cara” desta maneira por mim.

    E pensa conciliar as duas vertentes? Anunciar-se numa temporada como matador e como cavaleiro?
    Nunca se sabe...pode vir a acontecer. Mas neste momento, estou totalmente focado no meu objectivo de me tornar num bom toureiro a cavalo e, pouco a pouco, ir evoluindo.

    Para terminar, quais as reais ambições de Paco Velásquez neste momento?
    As minhas ambições são exactamente as mesmas que tinha enquanto matador, e nisso trabalho diariamente, para ser o melhor! E claro, corresponder a este enorme apoio e ilusão que o Diego Ventura e o matador mexicano Alejandro Amaya depositam no meu “projecto”!






    Texto: Patrícia Sardinha
    Fotografias: DR/gentilmente cedidas por Paco Velásquez