Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Grupo de Forcados Queretanos comemoram 35º aniversário


    Realiza-se no próximo dia 27 de Maio, uma grandiosa corrida de toiros na Praça de Toiros Santa María de Querétaro, que reunirá em praça antigos e actuais elementos do Grupo de Forcados Queretanos. 

    Esta iniciativa é organizada pelo grupo e seu quinto cabo da história, José Antonio Montiel “Cuyo”. Perante 3 toiros da ganadarias de Gómez Valle e 1 de San Pablo. Actuam os cavaleiros Luis Pimentel e Santiago Zendejas. Pega o Grupo de Forcados Queretanos em solitário no ano em comemoram o seu 35º aniversario.

    O Grupo de Forcados Queretanos foi fundado no dia 14 de Abril de 1982, tendo como primeiros cabos José Eduardo Calzada Rovirosa e Juan Carlos Fuentes. Foi uma época diferente, México pouco sabia sobre a arte de bem pegar toiros. Os membros do grupo eram homens valentes, guerreiros, apaixonados, sem técnica e conhecimento suficiente.

    A segunda geração do Grupo com o seu cabo Eduardo Vera Alcocer, apresentou-se na praça de toiros México, a maior do mundo. A terceira geração, e o seu cabo Germán Goyeneche, valoroso e experiente forcado, foram apresentados em quase todas as praças no país. 

    Naquela época, os forcados queretanos Germán Goyeneche, Ernesto Rébora e Jano Fernández viajaram para Portugal.

     Por motivos profissionais e pessoais, bons elementos que o conjunto possuía, foram-se afastando e Germán em 2004 passou a chefia a José Antonio Vera García. 

    Com uma força e vontade de recuperar o tempo perdido, Vera adquiriu conhecimentos mais profundos na arte de pegar toiros em Portugal, e marcou a história do grupo. Os Forcados Queretanos pegaram em Portugal, a 27 de Julho de 2011 na Praça “Amadeu Augusto do Santos” de Montijo com os Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Forcados de Montijo. 

    Outro marco na história, foi sua actuação em 14 de Agosto de 2012 na Praça de Toiros de Alcochete pegando com o BVA nas Festas do Barrete Verde e das Salinas. Regressaram à praça México em 4 de Fevereiro de 2012, durante as corridas do aniversário. O atual cabo é José Antonio Montiel com um grupo jovem.

    Os bilhetes  já estão à venda na Praça de Toiros Santa María de Querétaro e com os membros do Grupo de Forcados Queretanos.


    Fotografia: Jano Fernández, o cavaleiro Santiago Zendejas, atual cabo José Antonio Montiel, Germán Goyeneche e José Antonio Vera.