Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    PRÓXIMO DOMINGO: os 15 Anos do NATURALES em Vila Franca


    Temos andado a riscar os dias no calendário desde aquele 13 de Março, onde ficou assente em Vila Franca, que a Corrida do Colete Encarnado deste ano, levaria também, e com muita honra nossa, o nome do NATURALES. 

    Já contada e recontada nestas páginas a história do seu nascimento, nunca é demais recordar que o NATURALES cumpre no próximo dia 25 de Julho, 15 anos de existência!

    Quinze anos de muita entrega, muita dedicação, sem ambições de "chegar em primeiro" mas antes sim, "de chegar melhor"! Tenho de escrita apenas 3 semanas menos que o NATURALES de vida. Praticamente somos "unha com carne", ao ponto que a minha existência neste meio (enquanto pessoa que teima escrever e opinar de toiros), se confunde com a existência do próprio NATURALES. 

    Nesse sentido, e desde que assumi o comando do mesmo, sei que tudo o que é dito ou publicado no NATURALES, ainda que nem sempre assinado por mim, leva a minha responsabilidade e por isso, considero de extrema importância a equipa que comigo trabalha. E aí tenho a dizer que temos os melhores! 

    É verdade, não vamos a todo o lado, não andamos sempre "ao minuto", nenhum de nós vive disto, nem o NATURALES se sustenta de publicidades ou favores. Dá-se o melhor nos (escassos) tempos livres de cada um, mantendo em cada ofício o lema da verdade acima de tudo! 

    Depois de mim, o Vitor Besugo foi dos primeiros a surgir na equipa. O seu à vontade no Baixo Alentejo, homem de bem com todos, assegura-o há já muito tempo nas lides do NATURALES, onde tal como no resto da sua vida, se assume pessoa de várias "artes", quer seja na escrita, na fotografia ou até como webdesigner... 

    O Pedro Batalha foi das "contratações" mais importantes e de luxo que "adquirimos". Ainda recordo quando Eugénio Eiroa, ao tempo director do NATURALES, me escrevera um e-mail regozijando-se do Pedro na nossa equipa. Não vou mentir no que vou dizer, mas o Pedro Batalha, para além de um simpático e excelente profissional da fotografia, é aquele que mais veste a camisola da equipa NATURALES. Ao ponto de "abrir" recentemente em Vila Franca, a sua terra, um pequeno espaço para servir de tertúlia a quem deu o nome do nosso site. Um orgulho, uma honra, e um gesto nobre do pequeno grande Pedro! 

    Outro fotógrafo sempre muito orgulhoso do "seu" NATURALES é o J. Edgardo Vieira. Um açoriano que vive a fotografia e a Tauromaquia com verdadeira paixão, com reportagens nas quais se sente um cunho pessoal e emotivo, tal a dedicação que presta a estes trabalhos. Está longe mas sei que sempre com o NATURALES no coração! 

    E tal como na Festa há os toureiros artistas, também nós temos um fotógrafo de arte, Florindo Piteira! O "Morante" da reportagem fotográfica... Faz parte daquele punhado de gente de bem e que por bem aqui anda! 

    Houve um dia, que dois amigos de um já extinto site, me recomendaram para colaborador o sr. Rui Loução. Diz que escrevia bem e muita pena tinha de já não o fazer. Lancei o convite, aceitou e ficou! Sem obrigações, lá nos vai ajudando como pode e onde pode! Agradecemos! 

    Salvo raras exceções, mas não sou muito de ler e acompanhar os escritos de outros meios taurinos. Vou lendo "salteado"...quando apanho alguma partilha ou quando o tempo me permite! É que às vezes já escasseia o tempo para o NATURALES, quanto mais para os outros... Mas dei por mim a perceber que andava aí um miúdo num blogue, de palavreado caro e com a "mania" de perceber de toiros. Como sou muito desconfiada, não passei cartão... Mas perante a minha falta de tempo, e a ver se se passa o testemunho, acabei por lhe lançar o repto de que me fizesse uma crónica. Seguiram-se já muitas outras! É o actual braço direito na publicação das notícias...e aviso-vos: o Pedro Guerreiro só tem 18 anos, escreve e sabe desta maneira?!?! O que fará quando chegar a mais idade!? Não tenho dúvidas que é do melhor que temos por aí actualmente a escrever de toiros. Aficionado ao toiro por todos os lados, culto, sério e sem ambição de protagonismo, o Pedro vai longe! 

    Outros tantos já tiveram nestes 15 anos o seu nome pelo NATURALES, uns mais esporádicos que outros, mas os que referi acima são os que estão actualmente e são esses que por agora importam. 

    No próximo domingo, 3 de Julho, a Corrida do Colete Encarnado tem também o nosso nome: NATURALES! 

    Não montámos o cartel, não vamos receber comissão, não queremos palmas nem brindes! A corrida servirá apenas para lembrar aqueles que citei, que já passaram 15 anos e que por todo o empenho e esforço, merecemos comemorar! Apenas isso... 

    E tal como se diz de Vila Franca, onde iremos fazer a festa, que "não é melhor nem pior", também do NATURALES se dirá sempre o mesmo: NÃO SOMOS MELHORES NEM PIORES, SOMOS DIFERENTES! 

    Venham mais 15...


    Patrícia Sardinha