Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Êxito global na Corrida de encerramento das Sanjoaninas


    -Bastinhas e João, que deram voltas à arena, foram os que mais se conectaram com o tendido.
    - Os forcados californianos de Turlock competiram a bom nível com os da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
    -O forcado João Silva fez o pedido de noivado à sua namorada antes de fazer uma das melhores pegas da tarde.

    Numa tarde nublada e fria, em que incluso a chuva fez a sua aparição para desluzir o final das Sanjoaninas, foram os cavaleiros e forcados que puseram calor perante um curro de toiros desiguais de Albino Fernandes e João Gaspar.
    Nesta corrida, que serviu de comemoração ao cinquentenário da fundação da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Marcos Bastinhas foi de novo quem mais e melhor chegou aos tendidos da praça da Ilha Terceira, contando com o único lote completo dos “domecqs” de José Albino Fernandes.
    O ginete de Elvas fez faenas de intensidade crescente tanto ao seu primeiro, algo rachado e muito rematado de carnes, como o quinto, playero de córnea e mais manejável. Os pares de bandarilhas que cravou a duas mãos foram os que provocaram as maiores ovações durante as duas lides.
    Outras tantas voltas ao ruedo, deu o açoriano João Pamplona, que se enfrentou no seu primeiro turno a um murube cornalão de pouca raça de João Gaspar, com o que teve uma actuação limpa mas breve, ao optar por cravar quatro ferros.
    O sexto, lidado já quase sem luz, foi um toiro de Albino Fernandes com mais transmissão nas suas investidas. Neste caso, Pamplona foi centrando-se progressivamente com ele, até rematar as sortes em encontros muito templados e frontais, com um conceito de muita pureza.
    Gilberto Filipe, o mais veterano do cartel, toureou com correcção os seus dois inimigos, esmo sem chegar a emocionar o público. Cravou os ferros com desigual acerto ao primeiro de Gaspar e se melhorou em parte com o quarto, outro toiro muito aberto de pitons de Fernandes que nunca humilhou diante dos cavalos.

    No capítulo dos forcados, os amadores da localidade californiana de Turlock regressaram à Ilha Terceira para mostrar os seus progressos na arte de pegar toiros, já que a sua primeira intervenção resultou acidentada, as duas ultimas muito aclamadas, tiveram verdadeiro mérito.
    Os amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense voltaram a mostrar o seu bom nível, com o adicional pedido em casamento do forcado João Silva à sua namorada, sentada numa barreira, antes de protagonizar uma das melhores pegas da tarde ao quarto toiro. Finalmente, antes que o pretendente desse a volta à arena, ela respondeu “Sim, quero.”.
    No intervalo da corrida, nos corredores da praça, foi descerrada uma placa comemorativa dos cinquenta anos da Tertúlia Tauromáquica Terceirense na presença de vários sócios-fundadores. Por outro lado Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo anunciou a entrega de uma medalha de mérito cultural à Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

    FICHA DO FESTEJO
    Praça de Toiros de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores), domingo 26 de Junho. Terceira e última da feira das Sanjoaninas. Corrida de toiros à portuguesa, comemorativa do cinquentenário da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
    Ganaderias.-
    Quatro toiros de José Albino Fernandes e dois de João Gaspar (1º e 3º), de apresentação muito desigual, enquanto a volume e defesas. De jogo díspar, houve de pouca raça e entrega, junto a outros de maior mobilidade e duração, como o sexto.
    Cavaleiros.- 
    Gilberto Filipe (casaca azul com bordados de flores): silencio e volta à arena.
    Marcos Bastinhas (casaca branca e ouro): volta à arena nos dois toiros.
    João Pamplona (casaca verde garrafa e ouro): volta à arena em ambos.
    Forcados.-
    O grupo de forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pegou os toiros impares, com o protagonismo de Carlos Vieira, Tomás Ortins e João Silva, todos ao primeiro intento. Pelos forcados californianos de Turlock, pegaram João Vidigueira (ao quarto intento), David Sánchez e Jorge Martins.
    As bancadas da praça foram preenchidas em dois terços, numa tarde nublada e com orvalho durante a lide dos dois últimos toiros.