Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    E este ano diz-se "Temporada Extraordinária" - Abono 2016 Campo Pequeno


    Como é corrente de anos anteriores, todas as temporadas no Campo Pequeno 'carregam' um slogan. E a de 2016 foi apresentada como uma “Temporada Extraordinária”, e consistirá em doze corridas e uma novilhada e ficará marcada pela comemoração de grandes efemérides, ligadas à história do toureio e da própria praça de toiros. 

    Haverá corridas nos dias 14 de Abril, 19 de Maio, 2, 16 e 30 de Junho, 14 e 28 de Julho, 4, 11 (novilhada), 18 e 25 de Agosto, 8 e 29 de Setembro.

    Antes de falarmos dos cartéis que compõem a 1ª parte do abono, cumpre registar a ausência (até à data) do rejoneador Diego Ventura, avançado por muitos, e alguns com certezas, de que estaria na corrida que inaugurará temporada a 14 de Abril, e que seria ao lado de Luís Rouxinol e Marcos Tenório. O que não se veio a verificar.

    A bem dizer, a verdade é que também a ganadaria Murteira Grave, anunciada para abrir temporada, ainda não aparece nos cartéis com um curro completo.

    Portanto por agora, não teremos: Ventura com Graves...

    Da ganadaria, sabe-se que terá um curro apartado em Galeana com destino para Lisboa, bonito e com boa cara. De Ventura, diz o gestor taurino Rui Bento, que a demora numa resposta acabou por ditar que o antigo toureiro, apostasse em definitivo noutro cartel para abertura. Mas quiçá, ainda possa o rejoenador vir este ano a Lisboa...


    Assim sendo, optou Rui Bento, e na falta de um 'empurrão' para que o Salgueiro da Costa opte pela alternativa, por marcar a 1ª do abono lisboeta com um regresso, a do pai, João Salgueiro.

    João Salgueiro avisou "estar farto de tourear em sonhos"...e por isso, dois anos depois da retirada, será ele quem abrirá a Temporada de Abono do Campo Pequeno.

    Será um corrida concurso de ganadarias, de homenagem aos ganaderos portugueses, com a presença das divisas de António Veiga Teixeira, Ribeiro Telles, Pinto Barreiros, Murteira Grave, S. Torcato e Santa Maria.


    Em praça, e para além de Salgueiro, estará o João Ribeiro Telles e o rejoneador espanhol Manuel Manzanares. Pega o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e o do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Valter Rico e José Pedro Pires da Costa.

    A 19 de Maio comemoram-se dez anos sobre a reinauguração do Campo Pequeno, repetindo-se o cartel dessa data histórica. Em praça estarão os cavaleiros João Moura, António Telles e Rui Fernandes e os grupos de forcados amadores de Santarém e de Lisboa, capitaneados respectivamente por António Vacas de Carvalho e Pedro Maria Gomes, lidando-se toiros de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas.

    No dia 2 de Junho, Pablo Hermoso de Mendoza reencontra-se com o público de Lisboa, numa corrida em que alternará com João Moura Jr. e a francesa Léa Vicens, que confirmará a "alternativa". Pegam os grupos de Forcados Amadores de Coruche, capitaneado por Amorim Ribeiro Lopes e de Alcochete, capitaneado por Vasco Pinto, que se poderão despedir nessa noite das arenas. Serão lidados toiros de Santa Maria.



    A 16 de Junho, o habitual cartel "surpresa", sabendo-se apenas que nela actuará o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, capitaneado por Ricardo Castelo.

    Para 30 de Junho, uma corrida goyesca em que actuará em solitário o matador “Morante de la Puebla”, na lide de 4 toiros cuja ganadaria ainda não foi apresentada mas poderão ser os Garcigrande, cujo ganadero referiu há dias na imprensa que viria a Lisboa. E para além de Morante nos dar música sozinho, haverá ainda nesta corrida momentos de Fado e Flamenco.

    A 14 de Julho realiza-se uma corrida mista, com uma parelha especial na parte equestre, pai e filho, com os cavaleiros Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr. A pé os matadores Juan José Padilla e Juan del Álamo e os forcados amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, capitaneados por Marcelo Lóia, para lidarem e pegarem um curro de sete toiros de Varela Crujo. 




    A 28 de Julho comemora-se outra importante efeméride: os 50 anos de Alternativa de Luís Miguel da Veiga. Para lidar um curro da ganadaria Ribeiro Telles, estarão em praça os cavaleiros João Moura, Rui Salvador, Brito Paes, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto, João Salgueiro da Costa (praticante) e António Núncio (amador). As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Montemor e de Évora, capitaneados respectivamente por António Vacas de Carvalho e António 
    Alfacinha.

    Do que poderá ser a 2ª parte do abono, pouco se sabe mas garantiu ainda Rui Bento, que o Manuel Dias Gomes irá finalmente a Lisboa depois de se ter tornado matador no ano passado. Assim seja...