Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Pela Festa, Pela Liberdade, Pelo Respeito de Cada Um!!!

    Por Prof .Sebastião Valente
    Cortesia PLANICIE TAURINA

    Quando as Barbas do Vizinho começam a arder é bom que comecemos a pôr as nossas de Molho. Diz o velho ditado e é verdade.

    A recente aprovação pelo Parlamento Catalão da proibição das Corridas de Touros naquela Região Autónoma a partir de Janeiro de 2012 será, talvez, o primeiro grande sinal de alerta para que todo o Mundo Taurino entre de imediato de prevenção.

    Em boa hora o Dr. Moita Flores, numa atitude de grande identidade nacional e coragem política, resolveu lançar um importante manifesto em que eloquentemente defende não só a liberdade de cada um como defende também a ligação à terra e aos valores a ela inerentes.

    É preciso motivar e incentivar as novas gerações a olharem para o campo, para a sua fauna, a sua flora, as suas diferentes tonalidades conforme as diferentes horas do dia e as diferentes estações do ano. Admirar a alegria de um romper de aurora ou a nostalgia e calma de um rubro pôr de sol são privilégios de que só as gentes do campo podem desfrutar.

    E o deleite desta contemplação pode constituir oportunidade para que, nesta diversidade de motivos, venham a deparar com imponência e nobreza do Touro Bravo. E aí certamente não poderão deixar de ficar rendidos àquele belo animal que tem raro privilégio de viver quatro ou cinco anos em inteira e permanente liberdade para vir, finalmente, a demonstrar numa praça toda a casta e nobreza que a sua genética encerra.

    Que haja talvez quem, acicatado por interesses escondidos vindos de países que nada têm a ver com a nossa identidade latina, não goste, tudo bem, mas que respeitem os gostos e opiniões dos outros.

    Até os próprios políticos se esquecem que aquele povo de que eles tantas vezes se servem para angariar votos não é estúpido nem bárbaro e por alguma razão raras sãos as festas onde, integrado nos seus programas, não haja um espectáculo taurino, quer na sua manifestação mais popular como são as largadas de touros e as ditas touradas à vara larga quer nas suas vertentes mais sofisticadas que são as corridas em Praça Fechada.

    Grandes nomes Mundiais das Artes das Letras como Goya, Pablo Picasso, Frederico Garcia Lorca entre outros, o nosso Prémio Nobel da Medicina Prof. Egas Moniz que era grande admirador dos Toiros de Morte, o escritor Ramalho Ortigão que no livro “ Costumes e Perfis “ descreve e realça de maneira sublime o entusiasmo popular pela Festa de Touros pondo em destaque a acção muito portuguesa dos forcados seriam todos insensíveis ao sofrimento só porque eram amantes dum espectáculo com profundas raízes ancestrais entre as nossas gentes?

    Será que o recentemente laureado com o Prémio Nobel da Literatura Mário Vargas LLosa não é Pessoa de Bem só porque é manifestamente a favor das Corridas de Touros?

    Será que a nossa Ministra da Cultura Drª Gabriela Canavilhas e o Senhor Secretário de Estado Dr. Elísio Summaviele são menos patrióticos e competentes só porque têm a coragem de dar a cara em Corridas Televisionadas?

    Será que no Mundo não há Milhões de crianças e idosos em sofrimento e que precisam que nos preocupemos mais com eles do que o simples pormenor de haver ou não um espectáculo que até é em recinto fechado e que só vai quem quer?

    Será que já se esqueceram que um dos grandes elos de ligação entre os povos Peninsulares e a América Latina são as Corridas de Touros?

    Deixemo-nos de hipocrisias bacocas e unamos esforços para que no nosso planeta passe a haver menos sofrimento humano e mais fraternidade entre os povos e, só depois, se isso algum dia vier a acontecer, os que por cá estiverem nessa altura logo vêm se hão-de continuar ou não com as Corridas de Touros que por muito que esses tais digam que não, É ARTE E NÃO MALDADE.

    Meditemos em tudo isto e lembremo-nos que também por cá as coisas já começaram a dar sinais de que o perigo não está só em meia dúzia de anti-taurinos que vão fazer chinfrim, às quintas-feiras para a porta do Campo Pequeno .

    E se há exemplos de vitalidade no restauro do Campo Pequeno, Évora, Elvas ,Redondo e Cabeço de Vide a demolição de Cascais e Espinho a desactivação de Paio Pires, Viana do Castelo e Setúbal podem ser sinais inequívocos de que perigo ronda a nossa Festa.

    É preciso que a Associação de Criadores de TOIROS Lide, o Sindicato dos Toureiros, a Associação Nacional de Grupos de Forcados e os Aficionados em Geral se unam e neste dia em que em Santarém está a decorrer uma grande jornada em defesa das Corridas de Touros , que ninguém fique indiferente e não deixe de manifestar o seu apoio pela maneira que tiver ao seu alcance.

    VIVA A FESTA, VIVA A LIBERDADE, VIVA O RESPEITO POR CADA UM!!!