Reportagem Rádio Elvas
Elvas: Noite de toiros com Coliseu a três-quartos
O Coliseu de Elvas registou ontem à noite cerca de três-quartos de casa para a corrida de toiros a favor da corporação local de Bombeiros. Em praça estiveram os cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol e Sónia Matias, que fizeram o possível por dar boa lide aos seis toiros com ferro Infante da Câmara, todos eles reservados e com investida tardia.
O último da noite, lidado por Sónia Matias, não se arrancou praticamente das tábuas e só permitiu a cravagem de dois ferros compridos e dois curtos, todos eles em terrenos muito apertados para a cavaleira.
Sónia Matias esteve em bom plano, com o terceiro da noite, sobretudo quando foi buscar o "Atrevido" um cavalo que liga muito com o público e que fez vibrar o Coliseu:
Nas pegas, os Forcados Académicos de Elvas executaram à primeira as suas duas pegas, por Tiago Mimoso e Tadeu Lopes, este último a sesgo, devido às características do sexto toiro da corrida.
Os Amadores de Tomar pegaram à segunda o primeiro toiro da noite, por Hélder Parker; e à primeira o quarto da corrida, por Henrique Ferreira. Noite menos boa tiveram os Forcados Amadores de S. Manços, que pegaram à terceira tentativa em ambas as vezes que foram chamados a praça, por intermédio de João Rocha e João Carretas. Este último sofreu inclusivamennte uma lesão ao nível do joelho esquerdo. O momento mais emotivo da noite aconteceu ao intervalo da corrida, quando na arena do Coliseu – e na presença de todos os protagonistas da noite – foi prestada homenagem a José Manuel Conceição, o jovem elvense que, ao serviço dos Forcados de S. Manços, sofreu um grave acidente na execução de uma pega em 8 de Abril de 2001.
Foram entregues ao homenageado lembranças por parte dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Câmara Municipal e Amadores de S. Manços. Também os Forcados Académicos de Elvas se juntaram à homenagem a José Manuel Conceição, com o primo Tiago Mimoso a brindar-lhe a pega ao terceiro toiro da noite de sexta-feira no Coliseu Rondão Almeida.