Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Um ano depois...Zoio!

    Faz hoje um ano que faleceu o Mestre José João Zoio, vitima de um ataque cardíaco.
    Nascido em Almada, a 1 de Outubro de 1950, José João de Queirós Morais Zoio foi um dos cavaleiros mais importantes da segunda metade do século XX, tendo tomado alternativa a 27 de Maio de 1973, no Campo Pequeno, das mãos de Mestre João Branco Núncio.
    Zoio apresentou-se em público pela primeira vez, na Nazaré, a 25 de Agosto de 1968 e foi o primeiro amador a submeter-se à prova de cavaleiro praticante (Santa Eulália, 10 de Junho de 1972).
    Citar de largo e dar a primazia do arranque ao toiro era a característica principal do seu toureio.
    Estreou-se em Espanha, em Barcelona, a 6 de Abril de 1975 e em Sevilha e Madrid, respectivamente a 29 de Abril e 27 de Maio de 1979.
    Depois de um afastamento das arenas na segunda metade dos anos oitenta, regressou em 1991 com o mesmo entusiasmo e entrega que caracterizaram toda a sua carreira.
    Ficaram célebres as corridas em que actuou em Portugal ao lado de Mestre Batista e dos espanhóis Álvaro Domecq e Manuel Vidrié, ao tempo os expoentes máximos do rojoneio.
    A 23 de Julho deste ano voltou a vestir a casaca para, na praça de toiros do Campo Pequeno, juntamente com Luís Miguel da Veiga e Frederico Cunha, se apresentar como testemunha de honra da alternativa de Duarte Pinto, filho de outro dos seus grandes competidores, Emídio Pinto.



    No próximo dia 25 de Setembro, acontecerá uma Homenagem Nacional a José João Zoio no Montijo, com um cartel diferente para uma pessoa que muito deu ao Mundo dos Toiros.

    Cavaleiros que actuam a duo:

    Manuel J. Oliveira - Brito Paes
    J. Bastinhas - Marcos Tenório
    António R. Telles - R. Telles Bastos
    Rui Salvador - Duarte Pinto
    João Salgueiro - Salgueiro da Costa
    Francisco Cortes - Manuel Lupi

    Forcados Amadores:
    Santarém
    Lisboa
    Alcochete

    Cortesias - Participação de Honra:
    Alvaro Domecq - José S. Lupi
    José Cortes - Luis M. da Veiga
    Frederico Cunha - Emidio Pinto