Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    CRÓNICA CORRIDA DE MONTE GORDO (07-AGOSTO-2010)

    Bullfight Summer Sessions em Montegordo
    Por Prof. Sebastião Valente (Cortesia Planície Taurina)

    Integrada na Bullfight Summer Sessions a Empresa Toirolindo trouxe de novo o Espectáculo Taurino ao Sotavento Algarvio. Cartel constituído por João Salgueiro, Rui Fernandes e a praticante Isabel Ramos com as pegas a cargo no novel Grupo de Beja comandado por Manuel Almodôvar e que vinha a Monte Gordo cometer a proeza de chamar a si a pega dos seis exemplares da corrida oriundos das ganadarias Passanha e Inácio Ramos.
    Para Salgueiro saiu em primeiro lugar um Passanha negro anunciado com o peso de 550 Kg nascido em 2006, bem apresentado, mas que pouco mais teria que isso pois cedo evidenciou falta de casta. O cavaleiro deixa-lhe dois bons ferros compridos sendo o primeiro de frente, mesmo na cruz, e o segundo à tira. Muda de montada e com o toiro já procurar as tábuas está diligente, procura animar as hostes com umas piruetas mas pouco ou nada mais há fazer.
    No seu segundo, um de Inácio Ramos com 570 Kg de peso, castanho de pelagem e com o 7 na espádua as coisas correram mais de feição ao cavaleiro de Valada do Ribatejo . Está bem nos compridos e nos curtos depois de mudar de montada pisa terrenos incríveis a provocar a investida do oponente, que de inicio se arrancava de largo, permitindo ao ginete luzir-se, estar a gosto e apontar ferros de muito boa nota.
    A Rui Fernandes coube em primeiro lugar mais um novilho/toiro de Inácio Ramos com 580 kg de peso a quem apontou dois compridos a despertar e de seguida muda para os curtos e de montada, deixa três ferros de boa nota com cites em curto, entradas de frente, sendo o segundo em terrenos cambiados e o terceiro com um ligeiro quiebro. Procura adornar-se mas pena é que o toiro não transmita mais. Vai buscar o Rio Frio faz um bonito cite em passo espanhol e mais um ferro de nota superior. Muda novamente de montada e deixa dois palmitos à meia volta que nada vieram acrescentar à lide tendo sofrido um ligeiro toque no último.
    No seu segundo, quinto da ordem , este Passanha, com 520Kg e de 2006, a adiantar-se logo de início, Fernandes cumpre a papeleta nos compridos. Nos curtos , dada a falta de investida do oponente, anima a função com cites em balancé e baseia a actuação com base nos sesgos única forma que tinha de apontar a ferragem da ordem.
    Isabel Ramos é um caso sério de popularidade principalmente nesta zona donde é natural.
    O seu primeiro, o mais pesado da corrida, com 600 Kg de peso também de 2007 depois de um primeiro comprido algo traseiro mas logo no segundo emendou a mão sendo este bastante melhor. Nos curtos tem actuação correcta com cites em terra a terra e alguns bonitos pormenores de alta escola. Termina com um palmito a animar o conclave.
    A encerrar praça veio outro Passanha com 500 Kg de 2006. Isabel está bem nos compridos com destaque para o segundo. Nos curtos, com um toiro mais colaborante tem ferros de boa nota, reunindo na perfeição e a meter o hastado debaixo do braço e cravando em su sitio.
    Os nossos conterrâneos da jaqueta de ramagens saíram com nota positiva deste primeiro confronto a actuar em solitário. Se bem que os toiros não complicaram muito em nada desmereceram o nome da nossa cidade. Três pegas à primeira protagonizadas por GuilhermeSantos, José Miguel Falcão e Mauro Lança, duas à segunda por João Fialho que aguentou estoicamente violento derrote e José Maria Brito Paes e uma à terceira por Hugo Santana, com ajudas carregadas. Dirigiu a Corrida o Senhor Lourenço Luzio