BEJA ASSINALOU 50 ANOS DE ALTERNATIVA DE BRITO PAES
Assinala-se hoje, dia 10 de Agosto, 50 anos sobre a alternativa do cavaleiro bejense António da Luz Brito Paes.
Para comemorar esta data um grupo de aficionados Bejenses descerrou esta manhã uma placa evocativa da efeméride no pátio Amaro Lampreia da centenária praça de toiros “José Varela Crujo”.
Marcaram presença a viúva, filhos e netos do homenageado, os cavaleiros Tito Semedo e Luís da Cruz (este retirado das arenas) o cabo dos Amadores de Beja, Manuel Almodôvar e muitos outros taurinos.
Usou da palavra um dos mentores desta oportuna homenagem, o Sr. Batista que recordou que o Dr. Brito Paes foi o primeiro cavaleiro a tirar a alternativa na praça de Beja e que depois dele seguiram-se, Luís da Cruz, Joaquim Veríssimo, João Infante e Tito Semedo.
O Dr. Raul Brito Paes destacou que acima de tudo o seu pai era um homem dos toiros e como se podia comprovar nesta homenagem, deixou muitos amigos na Festa.
Recorde-se que a praça de Beja foi inaugurada a 9 de Agosto de 1909, sendo a data tradicional das corridas de toiros nesta praça o 10 de Agosto, dia de S. Lourenço, infelizmente as empresas tem optado por realizar as ultimas corridas que aqui se tem dado no fim de semana mais próximo, como aconteceu este ano, em que a corrida se realizou no passado dia 8 de Agosto.