Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    VERÓNICA CABAÇO - A ENTREVISTA NA VÉSPERA DA PROVA DE PRATICANTE

    Por: Vítor Besugo
    Verónica Cabaço: "Aprecio todos os meus colegas, mas sem dúvida que o mestre António Telles, João Moura, Ana Batista e Pablo Hermoso de Mendoza são uma grande referência para mim..." 

    Na véspera de tirar a prova de praticante, a ainda cavaleira amadora Verónica Cabaço conversou com o NATURALES e deu a conhecer um pouco mais de si, das suas suas influências e dos seus sonhos...

    Como surgiu a paixão pelas corridas de toiros?
    - Desde muito pequena sempre pude acompanhar o meu pai na ida para os cavalos, corridas de toiros, acompanhar de perto certos cavaleiros tauromáquicos o que tornou uma grande apaixonada por este mundo.

    Quando é que decidiste que querias ser cavaleira tauromáquica?
    - Foi um sonho que tive desde pequena, mas confrontei os meus pais com a situação aos 14/15 anos.

    Foi por influência de alguém?
    - Como é óbvio o meu pai teve uma grande influência, pois foi ele que me levou para o mundo tauromáquico. Mas também por gosto próprio.

    Continuas a estudar; como é que consegues conciliar os estudos com esta arte?
    - Passei neste momento para o 12º ano, estudo Comunicação, Marketing, Relações Públicas. Não posso dizer que seja uma tarefa fácil, mas com vontade tudo se faz.

    Qual é o cavaleiro, ou cavaleira, que te inspira e que seja um referencia para ti?
    - Aprecio todos os meus colegas, mas sem dúvida que o mestre António Telles, João Moura, Ana Batista e Pablo Hermoso de Mendoza são uma grande referência para mim.

    Como descreves o teu tipo de toureio?
    - Acho que ainda não tenho um "tipo" de toureio definido, mas tento essencialmente agradar ao público e desfrutar de um toureio clássico e frontal.

    Quantos cavalos constituem a tua quadra?
    - Neste momento tenho 7 cavalos a tourear.

    Qual o cavalo que te dá mais confiança e que deposites mais esperanças para te ajudar a alcançar os êxitos?
    - Um dos cavalos que deposito mais esperanças é o Sargento, é um cavalo que tem evoluído ao longo do tempo.
    És agora apoderada por José Luís Zambujeira. De que forma é que este apoderado está a mudar a tua carreira?
    - Desde já penso que temos uma boa relação, o que é bastante importante. Relativamente á minha carreira penso que esta a encaminha-la da melhor maneira.

    Já tens a prova de praticante marcada? É quando e onde?
    - Sim, a minha prova de praticante será no dia 7 de Julho, na monumental de Albufeira.

    O teu nome já esta a surgir em carteis ao lado de grandes figuras do toureio português, como aconteceu em Aljustrel onde actuaste ao lado do maestro João Moura e de Tito Semedo. Não te atemoriza ou pelo contrário dá-te ainda mais ganas de triunfo?
    - É uma grande responsabilidade poder integrar carteis com grandes figuras do toureio, mas claro que me dá ganas para andar e tentar fazer o meu melhor.

    Quantas corridas tens já marcadas para esta temporada?
    - Um número ao certo não lhe consigo dizer, mas já tenho algumas agendadas.

    Os toureiros são por tradição pessoas supersticiosas. Tens alguma superstição?
    - Sim... O tradicional de não colocar o chapéu em cima da cama, não apago a luz do quarto onde me visto no dia da corrida, não ando de marcha atrás com o carro quando já vestida para tourear.

    Já sonhas com a alternativa?
    - Sem dúvida. A alternativa é o sonho de qualquer cavaleiro.

    DADOS DE INTERESSE:
    Nome: Verónica Isabel Lopes Cabaço
    Data de Nascimento: 26-Maio-1991
    Naturalidade: Samora Correia
    Residência: Samora Correia
    Data da primeira actuação em publico: 22-Março-2008, no Sobral da Adiça, frente a um novilho de António Charrua