Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    CATALUÑA DESPRESTIGIA A HISTÓRIA DE ESPANHA

    Hoje é um dia triste para a Tauromaquia Mundial!

    A região espanhola da Catalunha decidiu em Assembleia pela proibição dos toiros (68 votos a favor da proibição, 55 contra e 9 abstenções), decisão que entrará em vigor a partir do dia 1 de Janeiro de 2012. E da Catalunha a outras regiões será um passo. É como um rastilho que pegou fogo e agora….

    Mas o que mais me preocupa nisto tudo, é que se em Espanha, país emblemático e fortemente vincado pelo toureio, acontece uma coisa destas...o que vai ser de nós daqui a uns tempos em Portugal?

    Acham mesmo que o dizermos que somos aficionados e que gostamos muito de ir às touradas, nos garante a continuidade da Festa? Já temos uma associação cujos objectivos dizem ser divulgar, promover, defender a tauromaquia. E chega? Claro que não! Está à vista! Aparecer e deixar a impressão digital não é o suficiente!

    Na Espanha uma região inteira proibiu as corridas de toiros, em Portugal, já há terras que renunciam as tradições taurinas (tome-se o exemplo de Viana do Castelo) e nós nada fizemos contra isso, portanto, que poder teríamos se fosse uma região inteira de Portugal a querer a proibição dos toiros?

    Temos que ser mais unidos, dinamizar a Festa, cativar os amigos que não conhecem este meio, levá-los aos toiros, explicar-lhes o sentido da tauromaquia, mas acima de tudo, temos que assumir que somos Aficionados aos Toiros.

    A Catalunha passa a partir de hoje a envergonhar a História da Espanha, renunciando às suas tradições, à sua cultura. Resta-lhes agora um ano de toiros e a esperança de que ainda haja alguma solução para se contornar esta intolerável decisão. E nós, por cá? Vamos continuar assim à espera da nossa vez?

    Patrícia Sardinha