TRADICIONAL CORRIDA DE S. PEDRO EM ÉVORA – 27 DE JUNHO - 21H30
Cabo dos F. A. Évora
Bernardo Salgueiro Patinhas
“Não é de ânimo leve que se assume um compromisso destes.”
1 – O Grupo de Forcados Amadores de Évora vai pegar em solitário os Murteira Grave na Arena d’Évora no próximo dia 27 de Junho. É preciso um sentido de coragem muito grande pegar um curro sozinho e ainda para mais Graves, uma das ganadarias portuguesas mais bravas e duras?
Bernardo Patinhas: Não é de facto de ânimo leve que se assume um compromisso destes, é preciso conhecer as nossas capacidades e o momento que o grupo vive nessa altura para se poder dar este passo. O Grupo de Évora neste momento encontra-se motivado e com confiança suficiente para tal. Para além de ser uma data importante, que não sendo a da nossa fundação é o dia de Évora, é também associarmo-nos a esta comemoração, sendo tradição o nosso grupo pegar os seis toiros da corrida de S. Pedro. E o facto de ser a ganadaria Grave só acrescenta prestígio e expectativa à corrida. É uma ganadaria exigente que transmite emoção, factores fundamentais para que a Festa não caia. Oxalá invistam e nós consigamos estar coesos e com tranquilidade para podermos triunfar.
2 – É diferente pegar em Évora por ser a vossa terra do que pegar noutra praça?
Bernardo Patinhas: A praça de toiros de Évora é, na minha opinião, muito particular. Digo isto com certeza e da experiência que tenho, que não é uma praça bairrista, não é uma afición que puxe incondicionalmente pelo seu grupo. É sim, um público exigente, que até já o foi mais, na minha opinião, no entanto continua a ser entendido e a exigir, não se importando se actuam ou não os seus amigos. Pode até ser uma praça complicada. Nesse sentido respondo que é diferente pegar em Évora, porque o peso da responsabilidade tem tendência a crescer. Não queremos defraudar as pessoas que nos seguem e gostamos de surpreender as que nos criticam, com boas actuações.
3 – O que diria aos aficionados para os convencer a assistirem à corrida na Arena d’Évora no próximo dia 27 de Junho pelas 21h30?
Bernardo Patinhas: A corrida fala por si, tem motivos de sobra para ser um bom espectáculo. Ganadaria muito séria, com enorme palmarés, variedade de estilos no toureio a cavalo e um grupo importante, numa data forte do calendário taurino. Deus queira que esteja uma noite de Verão e possamos viver o sonho.
Fotos: Patrícia Sardinha