Reportagem da Corrida em Aljustrel
Aljustrel, 12 de Junho, 2010
Fotografia
Por: Vitor Besugo
Crónica
Por: Vítor Besugo
ALJUSTREL HOMENAGEOU FAMILIA LAMPREIA
Fotografia
Por: Vitor Besugo
Crónica
Por: Vítor Besugo
ALJUSTREL HOMENAGEOU FAMILIA LAMPREIA
A agora denominada praça de toiros Manuel António Lampreia, em Aljustrel abriu as suas portas no passado sábado dia 12 de Junho para receber uma corrida de toiros mista integrada da Feira do Campo Alentejano. A ameaça de chuva foi uma constante por estes dias, mas ainda assim e num acto de coragem a empresa resolveu, e bem na nossa opinião, em levar o espectáculo por diante.
Antes do espectáculo propriamente dito foi descerrada uma lápide com o novo nome da praça onde estiveram presentes as entidades locais assim como a família Lampreia, artistas e muitos Aljustrelenses.
O público, que encheu a praça, assistiu à lide de Tito Semedo que toureou primeiro em virtude de ter um compromisso agendado para essa mesma noite no Pinhal Novo. Tito Semedo cravou dois compridos à tira e de seguida foi buscar o seu cavalo estrela “Santo Estevão” para deixar dois curtos em sortes cambiadas, bem desenhadas, que desde logo aqueceram o ambiente. No seu segundo Varela Crujo, com 5 anos e o melhor do encierro, o cavaleiro de Santana da Serra conseguiu a melhor lide da tarde. Boas preparações das sortes, com os ferros a serem cravados ao estribo e a andar sempre ligado ao toiro. Pena a demora para deixar o último ferro.
João Moura exibiu-se com duas lides idênticas, através da brega e de ladeios, a deixar os ferros ao estribo a dominar sempre superiormente a situação. Terminou ambas as lides com palmitos de boa execução.
Para a lide apeada anunciava-se a “Revelação da Estremadura Espanhola” Vicente Forero, que não mostrou argumentos para tal. Com o capote não se viu, não executa o tércio de bandarilhas e com a muleta não se “pára”, não “manda” e não “templa”. Longe de vir a ser toureiro.
A terminar a tarde assistimos a uma lide da jovem cavaleira amadora, Verónica Cabaço, que mostrou estar bem montada, domínio das situações e muito querer em ser figura. Estamos certos que o futuro será risonho para Verónica Cabaço.
Nas pegas estiveram em praça os amadores de Cascais e Beja que concretizaram por intermédio dos forcados José Maria Rocha (3.ª), Ventura Doroteia (2.ª) e Paulo Loução (1.ª) pelos de Cascais e Tiago Graça (3.ª) e Luís Eugénio (1.ª) pelos amadores de Beja.
Dirigiu a corrida o Sr. António Barrocal, que só errou ao “dar” música a Vicente Forero, e que foi assessorado pelo médico veterinário Dr. Matias Guilherme.