Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Apresentação do Abono da Temporada 2009 na praça de toiros do Campo Pequeno

    LISBOA (Texto e foto de PATRICIA SARDINHA / NATURALES).- Apresentação do Abono da Temporada 2009 no Campo Pequeno. Foram hoje apresentados à imprensa os cartéis da 4ª temporada da praça lisboeta desde a sua reabertura.
    Rui Bento Vasquez começou por pedir aos presentes que se fizesse um minuto de silêncio em memória de Francisco Matias, Martinho e Dona Conchita Cintrón. Depois disso esclareceu três pontos fundamentais: os Galardões, Porta Grande e a criação de um novo Site da Praça de Toiros.
    No que refere aos Galardões atribuídos aos triunfadores da temporada 2008, estes serão entregues no dia da primeira corrida (7 de Maio), e tanto o júri como as nomeações serão conhecidos em breve. No entanto na próxima temporada, esta eleição será de modo diferente, pois os Galardões Campo Pequeno 2009 terão o alto patrocínio do Real Clube Tauromáquico Português. As nomeações serão feitas pelos abonados deste ano, e será o Real Clube a decidir os vencedores. Para além dos troféus aos triunfadores, será entregue o Galardão Prestigio e que o de 2008 será entregue a Mestre David Ribeiro Telles (temporadas passadas foi entregue a titulo póstumo: Maestro Manuel dos Santos e Mestre João Núncio).
    Já a polémica Porta Grande, Rui Bento adiantou que foi proposto ao IGAG, através do novo regulamento do Campo Pequeno a eles entregue, que passasse a ser o director de corrida que decidisse a sua abertura, no entanto o IGAG não assumiu ainda posição relativa a este assunto e portanto até que haja uma decisão a Porta Grande só abrirá a quem por direito tenha obtido triunfo redondo numa corrida, tendo que dar no caso da lide de dois toiros 2 voltas à arena en cada toiro; ou numa só lide a um toiro, pelo menos 3 voltas à arena.
    Também um novo site da Praça de toiros do Campo Pequeno estará para breve, onde irá constar também o novo regulamento taurino da praça.
    Houve uma redução de dois espectáculos em relação à temporada passada, havendo assim este ano 12 corridas, 1 novilhada e provavelmente um festival de beneficência no final de Outubro (extra abono).
    Rui Bento revelou ainda que teve este ano uma preocupação acrescida na escolha dos toiros. Estando presentes as ganadarias que segundo ele, têm que estar, e não aquelas que lhe são impostas. Realçou a presença dos Grave, ausentes há 10 anos no Campo Pequeno, assim como Infante da Câmara, e a repetição das ganadarias triunfadoras no ano passado : Branco Núncio, Eng. Luís Rocha e Manuel Coimbra.
    Em relação aos preços, mantêm-se os mesmos valores do ano passado. Mas este ano, há o abono Cativo Júnior, em que todos os jovens com menos de 25 anos, podem assistir a todos os espectáculos de abono no Campo Pequeno por apenas 100 euros (ou seja, 8,33 euros cada corrida com novilhada “oferecida”).
    O Dr. David Ferreira aproveitou também para referir algumas alterações, nomeadamente que as homenagens passarão a ser feitas no início das corridas e não ao intervalo, e que o Pátio de Quadrilhas verá o nome alterado para Porta dos Artistas.
    Um conferência de imprensa que decorreu com ritmo, em que Rui Bento enalteceu o papel não só da imprensa taurina, como da geral na divulgação da Festa Brava mas também do Campo Pequeno enquanto praça de toiros.
    CARTÉIS:
    Dia 7 de Maio: Corrida Inaugural da Temporada’09
    Cavaleiros: António Palha Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Vitor Ribeiro.
    Forcados: Lisboa e Coruche
    Toiros: Passanha
    Dia 14 de Maio: 2ª Grande Corrida Vidas/Correio da Manhã
    Cavaleiros: Manuel Telles Bastos e Manuel Lupi
    Forcados: Aposento da Moita
    Matadores: Pedrito de Portugal e El Cid
    Toiros: 3 de Santa Maria e 4 de Brito Paes
    Dia 4 de Junho: Grande Corrida Caras e Regresso da Ganadaria Grave ao Campo Pequeno
    Cavaleiros: Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e António Brito Paes
    Forcados: Montemor (70 anos de actividade)
    Toiros: Murteira Grave
    Dia 18 de Junho: Novilhada de Promoção aos Novos Valores
    Cavaleiros Praticantes: Marcelo Mendes e Soller Garcia.
    Novilheiros: Daniel Nunes, Juan del Álamo, Manuel Dias Gomes e Paco Velasquez
    Bezerrista: Michelito Lagravére
    Forcados: Azambuja
    Novilhos: Manuel Veiga
    Dia 2 de Julho: 2ª Grande Corrida “24 Horas”
    Cavaleiro: António Ribeiro Telles
    Forcados: Santarém
    Matador: Morante de la Puebla
    Toiros: Ortigão Costa ou Conde de Cabral
    Dia 9 de Julho: 25 anos alternativa de Rui Salvador
    Cavaleiros: Rui Salvador, João Salgueiro e Leonardo Hernández
    Forcados: Évora e Alcochete
    Toiros: Pégoras
    Dia 16 de Julho:
    Cartel por definir (Anunciando-se uma extraordinária surpresa)
    Dia 23 de Julho: Grande Corrida VIP – Alternativa de Duarte Pinto (Testemunhas de Honra: Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio)
    Cavaleiros: Emídio Pinto, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto
    Forcados: Cascais, Monforte e Elvas
    Toiros: Mª Guiomar Cortes Moura

    E ainda as datas com cartéis por definir:
    6 (Corrida do Migrante), 20 (Concurso de Pegas) e 27 (Corrida do Sporting) de Agosto, 3 de Setembro (Corrida Nova Gente) e o encerramento a 1 de Outubro (Corrida de Gala à antiga Portuguesa). O festival de Beneficência será no final de Outubro (provavelmente a favor dos doentes de Leucemia).