Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Palmas e Assobios

    PALMAS e ASSOBIOS pretende ser um espaço, com actualização às sextas-feiras, onde se destacará aquilo que foi para o NATURALES, o lado positivo "PALMAS" e o negativo "ASSOBIOS", da respectiva semana em termos taurinos. Em breve, a edição PALMAS e ASSOBIOS 2011!


    Com o final da temporada, o Palmas e Assobios semanal foi interrompido. Agora, que falta muito pouco para se iniciar a Temporada 2011, o Naturales decidiu atribuir as verdadeiras Palmas e os estrondosos Assobios da temporada 2010.
    Assim...


    PALMAS 2010: À iniciativa Petição em Defesa da Festa Brava, que serviu para alertar da necessidade de se proteger a Tauromaquia.


     
    ASSOBIOS 2010:  À fraca qualidade de alguns curros que se viram nas nossas praças, não só pela escassez de bravura mas também pela pobre apresentação. E 'sem ovos não se fazem omeletes'...







     
    Semana de 2 a 8 de Outubro:

    PALMAS: Para o recém galardoado Nobel da Literatura, Mário Vargas Llosa, taurino como poucos. A prova de que quem gosta de toiros, são pessoas mais que dignas, repletas de conhecimento, sabedoria, talento e dom! Para a Comissão Organizadora do evento pela Defesa da Festa que vai realizar não um, mas dois dias taurinos dedicados à Festa Brava nos dias 23 e 24 de Outubro em Santarém. E à Frente de Acção Pró-Taurina por ter mobilizado aficionados e apoiantes da Festa Brava, num encontro com direito a debate, na passada terça-feira em Vila Franca de Xira.


    ASSOBIOS: Ao tempo instável, chuva e vento, que um pouco por todo o país começam a quebrar o ritmo dos espectáculos taurinos, impedindo que se realizem.





    Semana de 18 a 1 de Outubro (excepcionalmente 2 semanas):

    PALMAS: Para a Comissão Organizadora da bonita Homenagem ao Mestre José João Zoio no dia 25 de Setembro no Montijo; à presença da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas e do Secretário de Estado, Elísio Summavielle, na praça de Toiros do Campo Pequeno; ao curro de toiros do Eng. Luís Rocha pelo bom desempenho e apresentação e que foi lidado no Campo Pequeno na última corrida de abono deste ano naquela praça; e à RTP pela transmissão de 9 espectáculos taurinos este ano.  

    ASSOBIOS: Para a pouca adesão do público ao Festival de Homenagem a José João Zoio. Merecia mais por parte dos aficionados. 




    Semana de 11 a 17 de Setembro:

    PALMAS: Esta semana as Palmas são repartidas entre o excelente curro de toiros Palha lidado em Évora no dia 11 de Setembro; e entre as actuações que marcaram a Feira da Moita deste ano: António Telles, António João Ferreira (ademais este pela coragem de aceder tourear em cima da hora) e João Salgueiro.


    ASSOBIOS: Também estes são esta semana repartidos pela fraca adesão do público de Évora às corridas realizadas naquela praça; à fuga do matador espanhol Curro Diaz com medo da imponência das reses de Pereda; e ao 'azar' de Ventura que não pôde lidar um Murteira Grave, que se lesionou (?), para pena de tantos aficionados que tinham muitas expectativas em vê-lo lidar um toiro! Menos mal tocou-lhe um Conde Cabral a pedir contas e o luso-espanhol não as soube dar.



    Semana de 3 a 10 de Setembro:

    PALMAS: À coragem e iniciativa de Moita Flores que lançou uma petição onde pretende reunir até fnal de Julho de 2011, 100 000 assinaturas a favor da Festa Brava. Olé para ele!!



    ASSOBIOS: Uma vez mais a um curro de toiros de apresentação questionável numa corrida televisionada na passada sexta-feira, dia 10 de Setembro.





    Semana de 28 de Agosto a 3 de Setembro:


    PALMAS: Aos nossos toureiros que têm dado cartas no país vizinho e ressalvo esta semana o triunfo do novilheiro Manuel Dias Gomes que venceu o troféu para a melhor estocada em Aldeadávila de la Ribera e do cavaleiro praticante Mateus Prieto com duas saídas em ombros em Valdefuentes e Mirabel. Que o esforço destes jovens seja recompensado. 



    ASSOBIOS: Às "touradas" dentro de touradas a envolver forcados e directores de corrida. Os casos no Montijo e S. Manços do passado dia 28 de Agosto dão que pensar...até que ponto o regulamento taurino actual está a ser cumprido? Até que ponto a existência de tantos grupos de forcados é saudável para a Festa?




    Semana de 21 a 27 de Agosto:


    PALMAS: A José Luís Gonçalves que se despediu ontem (dia 26 de Agosto) numa corrida no Campo Pequeno, com duas actuações que ecoam tudo o que foram 28 anos de vida dedicada aos toiros: Rectidão, Simplicidade e Arte! Pena que neste Portugal dos pequeninos, escasseiem sempre os apoios a quem tem valor para os elevar mais alto. Va por si, maestro!


    ASSOBIOS: Uma vez mais à troca de galhardetes entre ANGF x Grupos de Forcados não admitidos, com acréscimo das 'farpas' que um crítico taurino, por odiozinho de estimação pessoal ao presidente da Associação acima referida, teima em lançar para tornar ainda mais descabida toda esta situação, numa lavagem de roupa suja que em nada abona a Festa dos Toiros, pelo contrário.  





    Semana de 14 a 20 de Agosto:


    Palmas – Ao Clube Recreativo Desportivo Arrudense e Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos pelo grande sucesso das duas exposições taurinas montadas por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação, que decorreram de 1’ a 18 de Agosto e que tiveram como temas ANA BATISTA – 10 ANOS DE ALTERNATIVA’ e “ARRUDA E OS TOIROS – Pequenos passos, Um longo caminho já percorrido”. Assim também se promove a Festa Brava!



    Assobios – À novela Forcados x ANGF. Praticamente dia sim dia sim, surgem comunicados, desmentidos, histórias sem credibilidade e um ou outro ‘esperto’ a deitar achas na fogueira. Dos dois lados haverá razão, mas também dos dois lados haverá falta dela. É claramente um ataque montado contra a ANGF mas onde há fumo geralmente há fogo e se não funciona correctamente a Associação, então que os grupos associados julguem isso, resolvam-no entre si, sem bodes expiatórios e sem enredos ‘mexicanos’. Em 10 anos, o número de Grupos de Forcados em Portugal duplicou e nem sempre quantidade é sinónimo de qualidade, nem tão pouco se pode agradar a gregos e troianos. Com estas histórias todas se perde o simbolismo do Forcado Amador…

     
     


    Semana de 7 a 13 de Agosto:

    PALMAS: À RTP que depois da transmissão da corrida de toiros de Albufeira no passado dia 12 se prepara para transmitir mais duas corridas, dia 16 na Arruda e dia 20 na Figueira da Foz. Assim se divulga a Festa! É também o único canal generalista que mantêm com grandes audiências, um programa televisivo sobre Tauromaquia (Arte & Emoção).



    ASSOBIOS: Ao Concurso de Ganadarias de Beja. Pela segunda vez esta temporada na Praça de Toiros de Beja,  o petardo com os toiros que apresentam em praça, sem qualquer condições de lide. E quando não há qualidade não pode haver bom espectáculo. Atenção senhores empresários e senhores ganaderos....o público ressente-se e depois queixem-se que as praças não enchem.



    Semana de 31 de Julho a 6 de Agosto:



            Palmas: Mais uma vez à verdadeira força política nacional que tem comparecido nalgumas praças do nosso país, apoiando e dando força à Festa (veja-se o exemplo ontem no Campo Pequeno com a presença de dois secretários de estado). Numa altura em que tanto se ataca a Tauromaquia, inclusive no país vizinho, e muitas vezes derivado a questões políticas mais do que por 'amor aos animais', é de louvar sempre, independentemente da cor partidária, a presença destas individualidades nas Praças de Toiros.



    Assobios: A Defensor Moura, ex-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde 'ditou' que se proibissem as corridas de toiros, e actual candidato à Presidência da República (quem tudo quer...) e que pretende seguir o caminho do parlamento catalão propondo a erradicação das touradas em Portugal. Diz este senhor que "esta prática foi banida na maioria dos países civilizados" e admite levar este assunto ao Parlamento, gabando-se inclusive de que "Viana do Castelo, sob a sua liderança, foi a primeira cidade portuguesa a declarar-se "antitouradas"." Já todos sabemos em quem não votar...





    Semana de 24 a 30 de Julho:

    Palmas: À organização da Corrida de Toiros do CDS realizada no passado dia 24 de Julho nas Caldas da Rainha. Independentemente da cor política, é de iniciativas destas que visam demonstrar a força e o apoio de políticos (e não só) à Festa Brava que carece o meio taurino. O CDS, na pessoa do seu presidente, demonstrou com clareza a sua posição relativa à Tauromaquia  e a organização deste evento está de parabéns pela dinamização, pela coragem e pela boa entrada de público, outro sinal positivo de que a corrida foi bem montada. 


    Assobios: À proibição das Corridas de Toiros na Cataluña (Espanha). O que há muito se temia foi confirmado esta semana com a assembleia daquela região espanhola a decidir que a partir do dia 1 de Janeiro de 2012, não se realizãrão mais corridas de toiros. Para além de envergonhar a História de um país, é um total atentado à liberdade de um povo. Oxalá este 'cancro' manipulado por índoles políticas e sectaristas não se espalhe por outras regiões e pior...ao nosso país. Tomemos este triste exemplo como um estímulo para mais do que nunca reafirmarmos a nossa defesa pela Festa Brava e isso passará também pela nossa presença nas Praças de Toiros.





    Semana de 17 a 23 de Julho:

    Palmas: À indiscutível apresentação, peso e trapio do curro de toiros Murteira Grave enviado para a corrida do Campo Pequeno.




    Assobios: Aos atentados contra a Festa Brava por parte de alguns munícipios/políticos que tentam, pouco a pouco, apagar a tradição tauromáquica de algumas localidades. Caso recente de vereadores do PS e PSD que votaram a favor de uma moção para proibir uma Corrida em Setúbal mas sem sucesso, e da retirada da Corrida de Toiros do programa das Festas Gualterianas em Guimarães.





    Semana de 10 a 16 de Julho:


    Palmas: Para a Praça de Toiros da Moita "Daniel do Nascimento", que cumpre hoje, dia 16 de Julho, 60 anos de existência. Tal efeméride é assinalada este fim-de-semana com um Bolsin Taurino, Conferências, Flamenco e uma grandiosa Corrida de Toiros.

    Assobios: Mais uma vez para o descuro na apresentação dos toiros na principal praça do país. É impossível adivinhar a bravura de uma rês, mas na apresentação pode-se ter mais cuidado, afinal de contas "os olhos também comem". E esta quinta-feira passada, dia 15 de Julho, os toiros de Passanha deixaram muito  desejar em apresentação. Urge que o Campo Pequeno, enquanto palco taurino principal do nosso país, tenha mais atenção a esta condicionante.


     Semana de 3 a 9 de Julho:



    PALMAS: Para quando há toiro e toureio de verdade em praça. Viu-se isso com os dois belíssimos ferros com que João Salgueiro fechou a sua primeira actuação na quinta-feira, 8 de Julho, no Campo Pequeno frente a um toiro de Pinto Barreiros. Calou fundo aqueles que dizem que o toureio a cavalo à portuguesa não transmite, que é morno e que só os adornos, os enganos, os ladeios, etc do rejoneio é que animam, só que isso nem sempre é toureio.

    Assobios: Para aqueles toureiros que, habituados que estão, a toiros 'mecânicos' depois não se entendam (tenham medo) de toiros bravos e o resultado seja uma enormidade de ferros falhados, passagens em falso e ... assobios!




    Semana de 26 de Junho a 2 de Julho:


    Palmas: Iniciativas como a XXI Semana da Cultura Tauromáquica de Vila Franca de Xira, organizada pela Câmara Municipal e Clube Taurino Vilafranquense, que para além de dinamizar a tauromaquia junto da população, com exposições, tentaderos, conferências, etc…contou ainda com a participação de personalidades de renome internacional.


    Assobios: Para os cavaleiros que abusam das martingalas (serretas e gamarras) nas suas montadas, assim como para os que recorrem em exagero às duas mãos na condução dos seus cavalos, para não falar do uso abusivo das esporas, que muitas vezes transmite uma imagem nada favorável na defesa da Festa dos Toiros.





    Semana de 18 a 25 de Junho:


    PALMAS: Para Joaquim Ribeiro "Cuqui". O jovem novilheiro português radicado em Badajoz, onde frequenta a escola taurina local, saíu em ombros na passada segunda-feira na novilhada sem picadores, integrada na Feria de San Juan em Badajoz, depois de ter logrado o corte de duas orelhas após uma faena de entrega e disposição frente a um novilho de Bernardo Piriz. Para além do triunfo, o jovem português, é o exemplo de que preserverança e sacrifício, mais tarde ou mais cedo, dão frutos.


    ASSOBIOS: A mais uma alternativa espanhola. E vão sete! O cavaleiro praticante António d'Almeida será o sétimo cavaleiro português a tirar a alternativa 'espanhola' no próximo dia 7 de Julho em Arévalo (Ávila) tendo por padrinho o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza. Parece que é moda os nossos compatriotas irem ao país vizinho  tirar segundas alternativas, talvez em busca de maior prestígio, pois isto de ter uma (só!) alternativa tirada na Pátria do Toureio a Cavalo (que ainda é Portugal) não rende. António d'Almeida difere dos colegas porque para ele esta vai ser mesmo a primeira alternativa. Já imaginou ver um matador espanhol  no Campo Pequeno a receber alternativa? Não 'soa' bem pois não?!




    Semana de 12 a 18 de Junho:


    PALMAS: A António Ferrera pelas duas brilhantes actuações no Campo Pequeno. O triunfo do matador na primeira praça do país, veio dar força ao Toureio a Pé em Portugal, arte que muitos garantem que não convence os aficionados lusos, mas que Ferrera e a ver pela reacção do público às suas faenas, provam que, quando executado com valor e entrega, o toureio a pé tem tudo para ter continuidade no nosso pais. Assim as empresas taurinas continuem a apostar em corridas mistas.


    ASSOBIOS: Para as lides a duo (salvo raríssimas excepções). Apesar de serem uma constante nas nossas praças, principalmente em corridas mistas, este tipo de actuações em nada acrescem ao espectáculo taurino. Para além da desvantagem do toiro, a por mais notória descoordenação entre os cavaleiros, a sucessiva cravagem de ferros sem qualquer preparação, faz com que as lides a duo se tornem enfadonhas...Gasta-se um toiro, desgastam-se os cavalos, perde-se tempo. Os espanhóis já deram o exemplo erradicando este tipo de actuação das suas corridas. E nós?



    Semana de 5 a 11 de Junho:

    PALMAS: Para as autarquias que promovem iniciativas ligadas à Festa dos Toiros, tomando como referência neste mês de Junho, a Câmara Municipal de Arronches que em parceria com o Jornal de Notícias de Arronches está a organizar "Junho - Mês da Cultura Tauromáquica".


    ASSOBIOS: Para a constante cedência por parte das empresas taurinas aos artistas-figuras que teimam em exigir ganadarias dos tipícos toiros amestrados que em nada dignificam a Festa. Se são assim tão toureiros para mandar, o Naturales desafia a que toureiem toiros bravos para que os aficionados possam realmente confirmar o valor do seu toureio. Às empresas o Naturales recomenda: privilegiem a qualidade dos toiros em detrimento das vontades dos toureiros que contratam.





    Semana de 31 de Maio a 4 de Junho:


    PALMAS: Naturales - Merecemos! Quando caminhamos a passos largos para os nove anos de existência, eis que decidimos renovar. Mudámos de endereço, uma 'roupagem' nova....mas mantemos a equipa, a independência, a frontalidade e aquela paixão pela Festa Brava, única!! É por isso que os primeiros aplausos, modéstia à parte, são para nós, equipa do Naturales!



    ASSOBIOS: Toiros 'anovilhados' no Campo Pequeno. Não bastava a escassez de bravura que infecta as ganadarias, também o descuro regular na apresentação dos toiros que vão à primeira praça do país começa a ser desconfortável. No dia 2 de Junho, a corrida de toiros do Campo Pequeno fez-se com...novilhos de 3 anos (alguns nascidos a Março de 2007)! Queremos crer que este curro tenha sido, uma vez mais e como vem sendo hábito em muitas outras praças, imposição de toureiros, porque acreditamos nas capacidades e no bom-gosto da gerência do Campo Pequeno. E a ser verdade, alertamos que isto de uma empresa ceder às vontades dos artistas-figura só augura má qualidade artística e má fama empresária. É certo que o regulamento permite novilhos de 3 anos em praças de 1ª categoria, mas...é tudo uma questão de bom senso.