Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Associação Praça Maior: "A “Celestino Graça” é uma “Praça Maior” do que era há um ano atrás"


    Foram um dos verdadeiros triunfadores da Temporada 2019, não só pelos resultados conseguidos mas principalmente porque demonstraram que união, vontade e muito trabalho, fazem a diferença. Oito antigos elementos dos Amadores de Santarém, juntaram-se com o nome Associação "Praça Maior" pela recuperação da Praça de Toiros da sua terra mas também pela dignidade da Festa dos Toiros em Santarém. Conseguiram.

    "Em 2020 continuaremos a trabalhar para continuarmos a fazer da “Celestino Graça” uma Praça Maior"

    Terminado que está o primeiro ano da Associação Praça Maior à frente dos destinos da Celestino Graça que balanço fazem?
    APM:
    Se pensarmos que há um ano atrás a “Celestino Graça” se encontrava no ponto mais baixo de um ciclo de degradação que já levava alguns a equacionarem a sua própria razão de existir, só podemos fazer um balanço muito positivo e, neste balanço, lembrar todos (Santa Casa, Câmara Municipal, Entidades Parceiras, Empresas, Abonados, Aficionados e Amigos) quantos ajudaram a inverter o ciclo e a entrar numa fase de recuperação, no sentido de voltar a fazer da Monumental de Santarém uma “Praça Maior”.
    Hoje temos uma Praça mais arranjada, com várias valências fundamentais recuperadas (WCs, Bares, Camarotes, Curros e Trincheira), onde se realizaram 3 Corrida de Toiros nas datas tradicionais de Santarém, nas quais atuaram a maioria das principais figuras do toureio nacional, e nas quais estiveram mais de 25.000 aficionados. 
    O Balanço que fazemos é, por isto, extremamente positivo. Hoje Santarém está de volta e a “Celestino Graça” é uma “Praça Maior” do que era há um ano atrás.

    Mas quando deitaram mãos a este projecto, alguma vez houve dúvidas? Receio de que não viesse a correr tão bem?

    APM: Na verdade, o que nos levou a abraçar este projeto não foram dúvidas, foi uma certeza: Era preciso fazer alguma coisa! Tínhamos ainda outra certeza: Era preciso trabalhar muito! E sempre tivemos ainda outra certeza que presidiu e preside a todo o nosso trabalho: a certeza de que o mais importante é o Público e que, por isso, era com os olhos postos nos aficionados que tínhamos e temos de trabalhar.
    Tudo o resto eram dúvidas e receios, mas com o apoio de tanta gente que a nós se juntou, as dúvidas e os receios transformaram-se em entusiasmo, em alegria, e na certeza de que os aficionados iam tornar a “Celestino Graça” novamente numa Praça Maior.

    Montaram em 2019 três corridas de toiros (uma em Março e duas em Junho) e todas com casa cheia. Esse foi o maior triunfo?
    APM:
    Como atrás referimos, o mais importante na Festa é o público e, por isso, o maior triunfo de 2019 na “Celestino Graça” foi a adesão massiva de público aficionado que voltou à Monumental de Santarém. O que faz de Santarém uma “Praça Maior” não é a quantidade de betão das bancadas, mas sim a quantidade de público que nelas se senta!
    Na verdade, tivemos 3 corridas com grandes casas, as 3 maiores assistências da temporada 2019 em Portugal, no entanto ainda não tivemos casa cheia o que significa que ainda é possível fazer melhor para trazer ainda mais público.

    Creem que com os resultados de 2019, o número de empresas que se associam à vossa organização, possa aumentar em 2020?
    APM:
    Num mundo muito urbano, com pouca cultura e centrado naquilo que alguns definem, não sabemos com que autoridade, como politicamente correto, parece que se criou uma ideia de que os aficionados, tal como os caçadores, os pescadores, os praticantes de hipismo, os adeptos do circo com animais, os apreciadores de um bom bife ou de um leitão, são cidadãos de segunda, cultural ou moralmente inferiores. Não somos e não autorizamos que ninguém, armado em moralmente superior lá porque só come vegetais ou porque vive com um caniche ao colo, nos coloque esse rótulo!
    Uma corrida de toiros é uma Festa, onde o respeito pelos animais que intervêm preside a tudo o que acontece, quer na arena, quer nos curros ou nas cavalariças, onde as famílias podem ir sem medo de violência, onde todos têm lugar independentemente da sua condição social, económica ou da sua filiação politica, e onde é possível as Marcas terem uma grande exposição, reforçar notoriedade e interagir com o seu público.
    Infelizmente há muitas empresas que têm medo do poder dos anti-taurinos e da sua intervenção virtual e que por isso se encontram afastadas da tauromaquia mas, em 2019, em Santarém, houve 60 empresas e 3 Entidades que passaram por cima desses receios, não tiveram medo de se juntar à identidade e à cultura do povo português e aproveitaram as Corridas de Toiros aqui realizadas para comunicarem com as 25.000 pessoas que nelas estiveram presentes e com as 245.000 às quais chegámos através das redes sociais.
    O feedback que temos dessas empresas e entidades é muito positivo pelo que a nossa expectativa é que em 2020 possamos não só repetir mas ter ainda mais empresas e entidades a aproveitar as Corridas de Toiros em Santarém e a Monumental Celestino Graça para comunicar e criar relação com os clientes. Da nossa parte tudo faremos para criar as melhores condições para a exposição e notoriedade dessas empresas e entidades.


    O que há a corrigir para o ano relativamente a 2019?
    APM:
    Há certamente muitas coisas a fazer melhor. Em termos dos espetáculos, em 2019 tivemos de remendar 2 Corridas com a inclusão em cada uma de um toiro de outra ganadaria que não a anunciada. Trabalharemos para que isso não se repita.
    Em termos de comunicação, tentaremos criar ainda maior impacto e chegar ainda a mais gente. Em termos das condições da Praça, certos de que já estamos no domínio dos pormenores, tentaremos tornar a experiência de vir à “Celestino Graça” numa experiência ainda mais agradável. E além destas melhorias, tentaremos continuar a inovar e a trazer novidades e motivos para que as pessoas se sintam convidadas e mobilizadas a vir aos Toiros a Santarém, aqui se divirtam e tenham vontade de voltar.

    Quantos festejos e em que linhas se pensa coser a temporada do ano que vem em Santarém?
    APM:
    Em princípio manteremos as 3 Corridas, uma nas Festas de São José e duas na Feira, mas ainda é cedo para falar sobre isso. O nosso objetivo é, no final de Janeiro, apresentar a temporada 2020 e os carteis para a mesma.

    Realizaram questionários aos frequentadores da Celestino Graça em 2019. Que resultados mais importantes extraíram dos mesmos?
    APM:
    Fizemos mais de 750 inquéritos aos aficionados que vieram aos toiros à Celestino Graça o que permite uma importante relevância estatística dos resultados obtidos. Os mais importantes foi perceber o impacto económico da realização das Corridas, que vai muito além da receita feita na bilheteira. O estudo feito indica que o impacto de realizar 3 Corridas em Santarém teve uma repercussão superior a 1 Milhão de euros e isso é muito significativo. Depois foi muito importante verificar que mais de 51% dos presentes nas Corridas em Santarém tem menos de 45 anos o que demonstra que a Tauromaquia é uma Festa jovem, de futuro e com futuro.
    Foi também importante comprovar que a Monumental “Celestino Graça” é efetivamente uma Praça nacional, fundamental não apenas para os aficionados escalabitanos, pois tivemos aficionados presentes oriundos de 15 distritos do continente, das 2 regiões autónomas e de pelo menos 57 concelhos. Aliás, cerca de 60% dos presentes veio de outros concelhos que não o concelho de Santarém e dos que vieram de fora 92% respondeu que veio a Santarém de propósito para vir aos toiros.

    Em 2019, a Celestino Graça foi uma Praça Maior, e em 2020 que será?
    APM:
    Em 2019 inverteu-se o ciclo. Deixámos um ciclo de degradação para começar um ciclo de revitalização, numa Praça que não apenas é a maior Praça do país, como é uma Praça de vocação nacional e fundamental para a nossa Tauromaquia. Mas não é uma andorinha que faz a Primavera.
    Este ciclo de revitalização que se iniciou em 2019, só deu ainda os primeiros passos. É preciso que exista um reforço e uma consolidação deste processo de revitalização. Estes tempo que correm, nos quais o mundo rural é fortemente atacado por uma cultura do politicamente correto que é totalmente urbana e ignorante, exigem que cada vez mais nos mobilizemos. Em 2020 continuaremos a trabalhar para, com a participação de todos, continuarmos a fazer da “Celestino Graça” uma Praça Maior e uma Praça de onde afirmamos e defendemos a nossa cultura e a nossa identidade.