Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Moita do Ribatejo: "Esperança renovada e um convincente Rouxinol Jr. marcam a Feira"


    A Praça de Toiros "Daniel do Nascimento" na Moita do Ribatejo reabriu este fim-de-semana as suas portas a uma nova temporada, a uma nova fase. 

    Novos "senhorios" e a expectativa de ver o que acontecia, depois de nos últimos anos, a afición se ter "afastado" da praça moitense.

    Se no sábado, a novilhada de oportunidade aos novos valores, fez recordar o passado de casa com pouco público, a corrida deste domingo, trouxe a esperança de uma afición renascida e de pazes feitas com a "Daniel do Nascimento", que viu cerca de 3/4 de lotação preenchida.

    No entanto, os dois festejos tiveram um denominador comum: o Futuro! Os mais novos foram os triunfadores desta dupla jornada taurina na Moita.


    Na novilhada, os dois cavaleiros praticantes, António Prates e Ricardo Cravidão, deixaram boas impressões. Nas pegas, os Amadores da Moita brilharam em casa por intermédio de João César e David Solo, ambos à primeira. No toureio a pé, sentiu-se competição e a vontade de que se vejam vezes sem conta estes jovens novilheiros. Leonardo Passareira evidenciou variedade e rodagem; o espanhol Eric Oliveira andou valente e apontou bons argumentos; Filipe Martinho destacou nesta tarde, aproveitando o bom oponente que teve pela frente, com uma faena vibrante; e o jovem Duarte Silva teve matéria que lhe exigiu mais, e à qual nunca se deu por vencido, demonstrando mais uma vez que poderemos ter aqui um caso sério. Lidaram-se quatro novilhos de Palha, um de Oliveiras Irmãos e um de Branco Núncio, colaborantes e sem complicarem no geral.


    Também na corrida deste domingo, foi um jovem quem se destacou e convenceu.
    "Entalado" entre dois gigantes do toureio, Luís Rouxinol Jr. não se intimidou e pegou na garra da sua juventude e no seu "saber de gente grande", para convencer com duas actuações importantes, de muita disposição e entrega. Se bem impactou com o primeiro toiro do seu lote, que brindou aos 3 mestres presentes: João Moura, António Telles e a seu pai, Luís Rouxinol, foi com o que encerrou a corrida, um toiro que lhe pediu e exigiu contas, que Rouxinol Jr. afirmou posição. Recebeu o toiro com um valoroso ferro à porta gaiola, para crescer depois nos curtos com uma lide de mérito. João Moura passou discreto frente ao seu primeiro, um toiro que procurava tábuas, e cumpriu regular no seu segundo. António Telles teve actuação em crescendo no segundo toiro da corrida, com um grande primeiro curto. E frente ao quinto, andou correcto, com o toiro reservado no momento do ferro. Pegaram nesta tarde os amadores de Vila Franca: João Luz (1ª), Guilherme Dotti (2ª), e Pedro Silva (1ª); e o Aposento da Moita: Leonardo Mathias (1ª), João Vasco Ventura (1ª), e Martim Cosme Lopes (1ª). Lidaram-se toiros da ganadaria Palha, bem apresentados, sérios e a transmitirem no geral emoção às bancadas.  

    Renovou-se com esta Feira a esperança de que a afición aos toiros esteja de volta à Moita do Ribatejo.