Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Equitação e Fado em harmonia no Dia da Tauromaquia


    Cavalo, homem e música, em perfeita harmonia, numa demonstração equestre a cargo do campeão mundial em Equitação de Trabalho, Gilberto Filipe, acompanhado pela voz inconfundível do fadista António Pinto Basto. O encontro é um dos momentos mais aguardados no Dia da Tauromaquia, às 16h de 23 de Fevereiro, no Campo Pequeno.

    Prevê-se uma actuação de excelência, na arena da principal praça de toiros do País. A maestria do cavaleiro, em perfeita harmonia com o animal, ao som da mais tradicional música portuguesa, são factores que prometem emoções fortes a quem estiver nas bancadas a assistir. Um espectáculo de rara beleza que, ao longo de cerca de 20 minutos, vai juntar duas formas de arte bem representativas da portugalidade: Fado e Equitação.

    "Vamos poder ver um pouco das nossas raízes, o fado, o cavalo lusitano em toda a sua beleza e a equitação tradicional portuguesa ligada diretamente ao toureio a cavalo" adianta Gilberto Filipe, acrescentando sobre o Dia da Tauromaquia que "todos os eventos e movimentos que se façam em prol da tauromaquia são bem vindos e surgirão resultados, certamente".

    A acompanhá-lo vai estar António Pinto Basto, fadista, autor da incontornável ‘Rosa Branca’, e um aficionado de longa data. Segundo o mesmo "Por se tratar de uma demonstração equestre mas inserida num Dia da Tauromaquia, penso que vem a propósito lembrar fados relacionados com cavalos, toiros, tauromaquia em geral e o ambiente de aficionados. Vejo esta celebração de um Dia da Tauromaquia como um chamamento à união de todos os aficionados e a celebração, com ambiente de festa e alegria, da tradição a que todos estamos ligados, quer por intervenção directa, quer indirecta, quer por simples aficion".

    O Dia da Tauromaquia é uma organização da Prótoiro, através da marca Touradas, com o objectivo de divulgar uma Cultura tão importante para o País. A praça do Campo Pequeno vai abrir portas às 10h e, ao longo do dia, serão realizadas iniciativas para todas as famílias, sejam aficionadas ou não, numa demonstração de respeito e liberdade.

    As actividades são na generalidade gratuitas. O acesso às demonstrações de Recortadores, Capeia e Equitação são gratuitas mediante a apresentação do bilhete para assistir ao Festival Taurino. Os bilhetes podem ser adquiridos na internet, através da Ticketline, e na agência ABEP nos Restauradores. Os portadores do Cartão Aficionado podem ainda usufruir de um desconto de 10%, caso optem com comprar os ingressos nas bilheteiras da praça.

    Com preços a variarem entre os 7,5 e os 35 euros, é uma excelente oportunidade para assistir às actuações dos cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura jr, João Telles e Francisco Palha que vão lidar em duo. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Serão lidados 7 toiros. As ganadarias para cavalo são David Ribeiro Telles, Prudêncio, Passanha, Paulo Caetano e Romão Tenório. Para pé serão as ganadarias Condessa de Sobral, Falé FIlipe, Sociedade das Silveiras e Calejo Pires. Pegam uma selecção de forcados.