Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Dr. Libânio Esquível: o homem que deu o nome à Praça de Toiros de Mourão


    Libânio Augusto Ramalho Esquível nasceu a 2 de Janeiro de 1886 em Mourão. Formado em Direito, tomou posse a 17 de Dezembro de 1914 em Reguengos, do lugar de Sub-Delegado do Procurador da República. Uma carreira que manteve a par com a de lavrador e ganadero.

    Previa-se que viesse a ser Governador Civil do distrito de Évora. No entanto, a 6 de Fevereiro de 1931, faleceu vitima de acidente de viação. Tinha 45 anos.

    Antes disso deixou um grande legado.

    Manteve uma ganadaria que levava o seu nome e pastava nos campos cercos à vila alentejana, onde o "E" de Esquível envolto num coração, formava o ferro e tinha como divisa as cores amarela e vermelha.

    Foi esta ganadaria constituída com vacas e sementais procedentes de D. Casimira Fernandez, viúva de Soler, que tinha finca próxima de Badajoz.

    Além das vacas participarem em vários festejos de Carnaval e de caridade, chegou a ter toiros lidados até no Campo Pequeno.

    Foi também ele que mandou construir o Abrigo Infantil, instituição que visava ajudar as crianças mouranenses.

    Após o seu falecimento, a ganadaria passou a ser apresentada como Herdeiros de Libânio Esquível, até que desapareceu por completo.

    A praça de toiros de Mourão é actualmente propriedade do Abrigo Infantil, instituição doada por D. Hermínia Esquível, irmã do homem que a fez erguer, o Dr. Libânio Esquível e que hoje lhe dá nome.










    Fonte:
    Abreu, Carlos (1931) "Touros e Toureiros em Portugal" - pág 52 e 53.
    https://www.myheritage.com.pt
    http://aletradeumalentejo.blogspot.pt/2016/03/bom-dia-alentejo-terra-de-mourao-praca.html#.Wlv2hq5l_IU
    http://www.bdalentejo.net/BDAObra/obras/806/PDF/806.pdf