Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Campo Pequeno 2019: uma certeza e uma previsão do abono


    Iniciada que está a Temporada Tauromáquica de 2019, começam a surgir agora os primeiros cartéis, as primeiras feiras da época. 

    Entre os mais aguardados, estarão os cartéis que compõem o abono da primeira praça do país, a do Campo Pequeno, que este ano se prevê composto por 10 festejos, e que poderão ser oficialmente conhecidos, pelo menos a primeira parte do abono, ainda este mês ou no início do próximo. 

    Alguns factos ou presenças, têm sido 'destapados' nas últimas semanas, e Miguel Alvarenga no seu 'farpasblog', até já alinhavou a época lisboeta. Contudo, atrevemo-nos a fazer também nós um rascunho, e uma previsão do abono do Campo Pequeno, tendo em conta temporadas anteriores, a actualidade e o que se vai 'ouvindo' por aí.

    Além do cartel inaugural, que parece fechado e já com um cartaz a circular nas redes sociais, tudo o resto é sem confirmação oficial, o que faz deixar no ar a expectativa e a curiosidade.

    Certa, é então a data de inauguração do abono, 11 de Abril, que se compõe dos três dos cavaleiros mais destacados em Lisboa na temporada transacta: António Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto. Os toiros de António Silva serão os primeiros do abono e nas pegas, dois dos Grupos triunfadores em 2018 na praça lisboeta: MontemorVila Franca. 

    A 16 de Maio, e de acordo com o 'farpasblog', está confirmado o rejoneador Pablo Hermoso, na primeira de duas actuações que o espanhol terá em 2019 em Lisboa, abrindo a corrida o cavaleiro Luís Rouxinol, e fechando a mesma, João Moura Jr.. A ganadaria para essa noite, e obviamente dentro do registo que é habitual escolha do rejoneador, andará entre a de Romão Tenório, Passanha  (uma das triunfadores em Lisboa no ano passado na corrida de Gala) ou até Charruas ou Ribeiro Telles (encaste murube), as escolhidas de Pablo em 2018. Nas pegas, e segundo Alvarenga, poderão estar os Amadores de Lisboa em solitário.

    A 6 de Junho, perspectiva-se um dia de homenagem à afición dos Açores, com a presença para já certa dos dois grupos de forcados da ilha Terceira, Amadores da T.T Terceirense e do Ramo Grande. Um cartel de seis cavaleiros, onde se poderão incluir entre outros, os jovens Manuel Telles Bastos, e o açoreano Tiago Pamplona. Se seguir o rumo da temporada passada, a ganadaria Veiga Teixeira poderá servir novamente o cartel de seis.

    Haverá como sempre, uma novilhada mista de promoção aos novos, na qual se poderá incluir uma das jovens cavaleiras, Mara Pimenta, a contar com uma sonhada alternativa em 2019, ou a jovem nortenha Soraia Costa, a repetir depois de ter destacado no ano passado. Poderá também apresentar-se em Lisboa, o cavaleiro praticante Joaquim Brito Paes, ou regressar a Lisboa o jovem Francisco Correia Lopes. A pé, procurará o Campo Pequeno dar oportunidades aos alunos das variadas Escolas de Toureio do nosso país. 

    Em Julho, e tendo por fonte o 'farpasblog', estão previstas 2 corridas: uma a 4 ou a 11, e a outra no dia 25. A primeira desse mês, será segundo avança o 'farpas', uma corrida mista e de homenagem póstuma ao cavaleiro Joaquim Bastinhas, pelo que se espera a presença no cartel de seu filho Marcos Tenório. João Moura poderá ser o cabeça de cartaz, de um festejo onde uma figura do toureio a pé, será estrela: Ponce, Juli, ou uma figura da nova vaga, como Roca Rey? Fica a dúvida. Certo no abono, diz o 'farpasblog', está o mexicano Joselito Adame, faltando confirmar em que cartel.

    A 25 de Julho, prevê-se corrida de três cavaleiros em acesa competição, numa noite de emoção onde, segundo apurou o NATURALES, poderá ser lidado um curro de Murteira Grave, ganadaria a comemorar 75 anos esta temporada e que é sempre atractivo maior em Lisboa.

    E a primeira parte do abono, finda aqui. 

    Sendo que para a segunda metade, avança Miguel Alvarenga, a 8 de Agosto comemoram-se os 35 anos de alternativa de Rui Salvador. Podendo pegar Montemor e Lisboa.

    Repete Pablo em Setembro, numa corrida de pais e filhos, onde entra o filho do rejoneador, e os cavaleiros António Telles e o seu filho, que debutaria assim em Lisboa.


    Em Outubro, haverá como sempre a encerrar o abono, a tradicional Corrida de Gala à Antiga Portuguesa.

    Neste jogo de montar cartéis, e para completar o 'puzzle', estarão certamente outros nomes de cavaleiros, como Ana Batista, João Moura Caetano, João Telles Jr., Francisco Palha, Miguel Moura, João Salgueiro da Costa, Luís Rouxinol Jr., e o dos matadores portugueses António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. 

    Aguardemos...


    Fonte: farpasblog