Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Crónica de Coruche: "De alma e coração limpo..."


    Cerca de 3/4 de casa forte preencheram a corrida de Gala à Antiga Portuguesa na Monumental Coruchense, pelo que a mesma iniciou com a encenação do “ritual” das cortesias das toiradas reais Portuguesas, com a presença do corpo de bombeiros de Camarate e pela Charanga do regimento de cavalaria da GNR.

    Ainda antes das lides, homenagem da empresa e dos grupos de Forcados aos 40 anos de alternativa de João Moura.

    Para lidar o primeiro da noite o cavaleiro João Moura, a comemorar naquela praça os seus 40 anos de alternativa. Nos compridos esteve regular, com um toiro sempre ligado a si e de boa apresentação da ganadaria David Ribeiro Telles. Nos curtos esteve à Moura, câmbios bonitos, bregas ajustada...e mesmo passado 40 anos ainda chega ao público o toureio do maestro de Monforte.

    Primeira pega da noite coube aos Amadores de São Manços, com o forcado da cara Rui Pelado, a consumar à primeira tentativa com raça.

    Na lide do segundo esteve em praça o maestro António Ribeiro Telles. Regular nos compridos,nos curtos andou sempre bastante ligado ao cavalo. Com ferros de alto a baixo e ao estribo. A jogar em casa e com vontade de triunfar, António teve sempre o público consigo.

    Para a pega do segunda da ordem, saíu o forcado Fábio Casinhas que consumou à 2ª tentativa e com grande alma.

    O terceiro da ordem coube em sorte a Manuel Telles Bastos, pertencia à ganadaria que leva o nome de seu avô e era uma estampa de toiro. Bem nos compridos, nos curtos e com um toiro colaborante, Manuel executou uma lide bonita e que chegou ao público, do mais exigente ao mais desinformado.

    Pegou este toiro o forcado Pedro Fonseca dos Amadores de São Manços, numa grande e valente pega ao primeiro intento.

    Para lidar o quarto da noite entrou em praça o cavaleiro Miguel Moura, que esteve bem a receber o toiro com ladeares ajustados. Regular nos compridos, nos curtos usou um toureio de ataque com câmbios ajustados e a rematar com bons ferros.

    O forcado Roberto Graça dos Amadores de Coruche, efectivou à terceira tentativa.

    Após o intervalo, foi a vez das lides a duo e com toiros de Vale Sorraia.

    João e Miguel Moura tiveram actuação em crescendo, perante um toiro mais reservado.

    O cabo dos Amadores de São Manços, João Fortunato consumou uma grande pega com direito a duas voltas à arena.

    A lide a duo de António e Manuel Ribeiro Telles demonstraram bem o bom entrosamento que impera na família da Torrinha com uma actuação a um bom toiro, e bons momentos de toureio.

    Fechou praça pelo Grupo de Coruche, o forcado João Prates, numa tentativa pura de raça e quer e a consumar bem à primeira tentativa.

    Rematando e concluindo, desde que a empresa De Caras, Tauromaquia chegou a Coruche, realizou 5 festejos nesta praça, 5 grandes casas, 5 grandes curros, com uma exigência e brio enormes, pondo a Monumental de Coruche como uma das mais importantes Praça de Toiros do País na actualidade.

    E encher uma praça com 5900 lugares não é qualquer coisa... 


    Por: Francisco Potier Dias