Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Amadores de Cascais em preparação para o Campo Pequeno


    O Grupo de Forcados Amadores de Cascais, sob a liderança de Paulo Loução, realizou este sábado, 14 de julho, um treino de preparação, com os olhos postos na corrida da próxima quinta-feira no Campo Pequeno.

    O treino realizou-se no tentadero da Herdade das Sesmarias do Guadiana (Baleizão/Beja), propriedade de Fernando Santos.

    É antiga a tradição de grupos de forcados amadores em Cascais. As origens do actual grupo remontam a 1963, tendo o grupo funcionado com muitas intermitências ao longo dos anos pelo que a data inscrita na Associação Nacional de Grupos de Forcados e que marca a respectiva antiguidade é 21 de Junho de 1981, na Praça de Toiros de Cascais, sob o camando de Francisco Cano.

    Para além das mais importantes praças de toiros de Portugal, onde conquistou vários prémios, o grupo actuou também em Espanha, França e Estados Unidos da América (Califórnia). Com assinalável êxito.

    Além de Francisco Cano, foram cabos do grupo José Luís Zambujeira, Pedro Marques e, na actualidade, Paulo Loução.

    Uma faceta menos conhecida dos forcados de Cascais foi a sua intervenção em dois filmes portugueses, no final da década de 1960: Um documentário de um cineasta alemão, rodado na antiga estalagem do “Gado Bravo”, por ocasião de um concurso de Miss Mundo e a dobragem do fadista Fernando Farinha, que representava o papel de forcados, no filme “A Última Pega” (1964).

    O cartel da corrida de quinta-feira completa-se com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha.



    Fotografias: Vítor Besugo