Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Vila Franca apresenta a sua Semana da Cultura Tauromáquica



    Decorre de 29 de junho a 5 de julho uma semana de promoção de um dos mais fortes elementos identitários do Concelho: a Tauromaquia.



    Com um lugar de destaque na programação da 29.ª Semana da Cultura Tauromáquica, a exposição “Revisitando a Ganadaria Palha” inaugura no próximo dia 30 de junho, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Franca de Xira e assinala os 170.º Anos da Ganadaria Palha. Esta mostra expõe elementos representativos do seu percurso até aos dias de hoje, permitindo um breve olhar sobre uma das mais antigas e importantes ganadarias portuguesas com uma forte projeção além-fronteiras.



    O programa da iniciativa conta ainda com a abertura de mais duas exposições, “A Tauromaquia e Arte do Ex-Líbris” no Museu Municipal e o “Universo Taurino” na Galeria GART no Jardim Municipal, também no próximo dia 30 de junho, pelas 17h00. A exposição “A Tauromaquia e a Arte do Ex-Líbris” reúne um expressivo núcleo da Colecção de Ex-Líbris da Família Escudero de Campos, iniciada em 1991 é a mais completa em Portugal. O “Universo Taurino” patente na Galeria GART mostra-nos uma interpretação muito própria sobre o mundo taurino e o que representa para cada um dos artistas do GART (Grupo de Artistas e Amigos da Arte).



    As três exposições estarão patentes ao público até 8 de julho coincidindo assim com o encerro das festas do Colete Encarnado.



    O programa da Semana Cultural Tauromáquica conta ainda com a realização de colóquios com personalidades que debatem esta expressão cultural, um Treino dos Forcados aberto ao público pelo Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, uma Novilhada com a Escola de Toureio José Falcão, com entrada livre, a promoção de tertúlias no Jardim Municipal, a Esperita (atividade dirigida ao público infantil) e muita animação.



    Para mais informações consulte o programa completo em www.cm-vfxira.pt