Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Montijo recebeu Aula Prática de Toureio

    A Praça de Toiros de Montijo recebeu ontem uma Aula Prática de Toureio com a participação das Escolas de Salamanca, Badajoz e Montijo. 

    Cerca de quinhentos aficionados, muitos pertencentes às tertúlias montijenses, desfrutaram de um espectáculo intenso, de qualidade e superiormente presidido por Antonio José Martins.

    As novilhas de Rio Frio saíram com condições de lide algumas com enorme classe, mas também exigentes. 

    Por Salamanca, Fábio Jiménez revelou-se valoroso perante uma novilha que apertava, exigia sítio e colocação. 

    A Cláudia Gutiérrez tocou a rês de menor nota, sem fijeza no engano e investida desconcertante. 

    A larga afarolada de José António Monestério de Badajoz, no início da lide, indiciava uma faena de triunfo. Mas na muleta a irregularidade imperou, pese embora a entrega do jovem toureiro. 

    Eric Olivera teve outra matéria prima. A novilha contribuiu positivamente para o triunfo do aluno de Badajoz, que revelou maturidade e ofício, com pormenores que marcaram e auguram bom futuro. 

    Quanto aos alunos do Montijo, Tomás Serrano acusou a importância da noite, a faena não foi ao encontro dos seus desejos, faltou sítio e firmeza, mas o corte do seu toureio promete no futuro enganchar com o público.

    Catarina Oliveira de Montijo e Tiago Feitor de Samora Correia, no capítulo das bandarilhas, ajudaram a engrandecer o espetáculo.

    Mas nesta agradável noite de verão os grandes momentos foram protagonizados por Mariano dos Santos. Três largas afaroladas de joelhos em terra e uma série de poderosas verónicas em direção aos médios, elevaram irreversivelmente a fasquia. Seguiu-se um par apertado "por los afueras" e outro a quarteio resultando no melhor tercio de bandarilhas da noite. No tercio de muleta, o aluno de Montijo foi irrepreensível. Faena de sentimento, técnica e poder, sem máculas, de enorme rigor artístico, tudo feito no tempo e modo certos suscitando os olés da praça.

    No final da iniciativa promovida por José Santos, Presidente da Comissão de Festas, e que contou com a organização da Escola Taurina do Montijo, o Presidente da Câmara de Montijo Nuno Canta, a Vereadora Sara Ferreira e o Presidente da Junta de Freguesia de Montijo e Afonsoeiro Fernando Caria entregaram lembranças aos maestros das Escolas presentes, José Ramon (Salamanca), Luis Cartujano (Badajoz) e Jorge Alegrias e Tiago Santos (Montijo). 

    O troféu Augusto Gomes Junior para distinguir o aluno com melhor nota foi atribuído, em igualdade, a Mariano dos Santos e Eric Olivera.




    Fotografias: Estevão Nunes cedidas pela ETMontijo