Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Amanhã há "Teixeiras" em Lisboa


    Os toiros da ganadaria Veiga Teixeira a lidar amanhã no Campo Pequeno, constituem, pelo seu trapío, um dos aliciantes da Corrida Extraordinária de Oportunidade.

    Esta ganadaria pasta na Herdade do Pedrógão, na freguesia do Lavre, concelho de Montemor-o-Novo. Procede da ganadaria dos Irmãos Garcia Fialho e o seu encaste actual é Oliveiras e irmãos e Parladé. Tem as cores vermelha e negra por divisa e a sua antiguidade referenciada a 6 de Maio de 1928 na praça de tiros de Madrid.

    Em 1918, formou Félix Suarez a sua ganadaria com reses provenientes de Santacoloma, de pura linha Parladé, a qual foi vendida ao Duque de Tovar, em 1929. Posteriormente, em 1947, por falecimento deste, foi a ganadaria dividida em cinco partes pelos seus herdeiros, cabendo a Rafael Figueroa y Bermejo um dos lotes, juntamente com o ferro e a divisa primitiva.

    No ano seguinte, foi esta ganadaria vendida a Tomaz de la Cal Sanz aumentando-a com reses de Tomaz Prieto de la Cal para, em 1959 a vender aos irmãos Carlos e José Augusto Garcia Fialho, de Barrancos, que eliminam todo o efectivo proveniente de Prieto de la Cal, conservando apenas o de origem Suarez-Tovar.

    Em 1969 é esta ganadaria adquirida por António José da Veiga Teixeira que lhe mantém o ferro e a divisa e a aumenta com reses de Oliveiras Irmãos, introduzindo também, nos últimos anos, sementais de Cunhal patrício, Alcurrucén (Nuñez) e Hermanos Sampedro (Domecq).

    Os seis toiros de Veiga Teixeira serão lidados pelos cavaleiros Marco José, Gilberto Filipe, Gonçalo Fernandes, Marcelo Mendes, Parreirita Cigano e a praticante Verónica Cabaço. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Coimbra, Amadores de Monsaraz e Amadores do Cartaxo.