Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Escribano, Dias Gomes e Navarrete: Apoteose do toureio nos Outeiros


    Foi uma manhã de glória na Herdade dos Outeiros, solar da ganadaria Varela Crujo...
     O dia acordou pouco apelativo, a chuva caía de forma abundante e o céu nublado não previa melhorias, mas... a praça de tentas estava em plenas condições, o vento não se fazia sentir, os toureiros estavam moralizados e com vontade de tourear... e as novilhas tinham fundo e quiseram investir, para tornar a manhã muito melhor do que o esperado.

    Das nove lidadas, quatro tiveram notas salutar e foram aprovadas, cada uma com as suas teclas e distintas estirpes, mas todos com um denominador comum: fijeza, humilhação, entrega, classe e transmissão, crescendo ao castigo e empregando-se com casta na muleta. O ganadero, inevitavelmente, ficou satisfeito com os resultados, sinal de que no laboratório da bravura, tudo fluí com o mimo e paixão que nele é depositada.

    Manuel Escribano, Manuel Dias Gomes e o novilheiro Daniel Garcia Navarrete estiveram a gosto e pôde sentir-se toureio caro e de nível nos Outeiros, entre o som da chuva e o galope das novilhas perseguindo os enganos. 
    Os três toureiros potenciaram as investidas dos animais e revelaram cada vez mais aprumo nas suas faculdades lidadoras, sem descurar a forma templada, ligada, pulseando e ralentízando as séries que foram todo um gosto para quem as viu. Escribano está no seu sítio, Dias Gomes (num momento extraordinário) pede oportunidades porque o que leva dentro pode calar por terras de nuestros hermanos, enquanto Navarrete se encontra mais que preparado para o regresso aos ruedos após uma violenta colhida.

    Houve ainda espaço para dois jovens alunos da Escola de Tauromaquia de Camas aproveitarem as boas investidas das Varela Crujo, oportunidades tão nobres e essenciais para o seu desenvolvimento.

    Sob o comando do Ganadeiro António Manuel Varela Crujo e do Maestro Tomás Campuzano, com destaque para a maestria do Picador Dionísio Grilo, viveu-se uma manhã para recordar nos Outeiros... que terminou com um repasto em confraternização e em jeito de tertúlia, que colmatou da melhor maneira a jornada.

    Pedro Guerreiro