Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Apresentado o livro: "Campo Pequeno - 125 anos no Coração de Lisboa"


    A Administração da Praça de Toiros do Campo Pequeno apresentou esta tarde o livro Campo Pequeno - 125 anos no Coração de Lisboa, uma das iniciativas em curso em 2017, que marcam as comemorações do centésimo vigésimo aniversário do Monumental de Lisboa.

    Com a coordenação de Manuel Andrade Guerra (texto) e Francisco Romeiras (fotografia), o livro reúne testemunhos, recolhidos ao longo dos anos, vividos por cada um dos autores convidados.

    O livro inclui 11 capítulos, um deles assinado pelo antigo Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, enquanto Elisio Summavielle, antigo Secretário de Estado da Cultura, assina o prefácio.

    Os capítulos do livro são Crónica da Inauguração, na qual é reproduzida a página do Diário das Notícias com a crónica da corrida inaugural (18 de agosto de 1892); Tradições de Lisboa (Miguel Alvarenga); Histórias e Memórias; (Andrade Guerra e Paulo Pereira); A Evolução do Toiro (Vasco Lucas); A Importância dos Forcados (Joaquim Grave), Manuel dos Santos e o seu legado (Manuel Jorge dos Santos), Cortesia (Pedro Santana Lopes); A Praça-Mãe do toureio a cavalo (Paulo Caetano); Um Projeto Vencedor (Paulo Pereira); Antes e Depois (Paulo Pereira).

    Os textos são ilustrados com documentos das coleções de Antonio Moraes, Grupo Tauromáquico Sector 1, Museu do Campo Pequeno e fotos de Emílio de Jesus, Francisco Romeiras, Frederico Henriques, Henrique de Carvalho Dias, Maria João Mil-Homens e Rui Oliveira , com "design" e concepção gráfica de Rita Mendes Rodrigues.

    Numa data tão especial, pretendeu-se produzir um livro que perdurasse no tempo e, apesar da clara prevalência da atividade tauromáquica nos seus conteúdos, houve também a preocupação de mostrar que, no momento, o Campo Pequeno, além de ser primeira praça de toiros do país, mantém e preserva valores indeléveis da cultura portuguesa.

    A edição tem 1700 exemplares em português e 300 em inglês e pode ser comprada por 50 euros no Museu do Campo Pequeno e no El Corte Inglés (Lisboa e Porto).