Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Condessa de Sobral em Madrid - Noite agridoce... a pedir mais oportunidades! (c/ imagens)


    Resultou digna e com várias pontos de interesse a novilhada da ganadaria Condessa de Sobral na primeira praça do Mundo, Las Ventas, Madrid. A pedir mais oportunidades!

    Dos seis novilhos aprovados, cinco foram lidados, tendo sido um devolvido por alegada diminuição física (numa decisão algo repentina e a carecer de maior observação e avaliação, sem que o público tenha protestado o animal), e os cinco desenvolveram diferentes estirpes consoante as suas condições, com especial destaque para os novilhos lidados em primeiro, terceiro e sexto lugar, que foram ovacionados no seu arrastre.

    Os jovens novilheiros careceram ainda de estaleca e praça para o novilho que se lida em Madrid, que pela sua morfologia e hechuras acrescem exigências muitas vezes difíceis de suplantar.

    O primeiro novilho saiu algo descordinado nos dois primeiros tércios, mas revelou-se repetidor e enraçado, com recorrido e pronto. Não baixou a cara como tinha que ser mas entregou-se a investir e aguentava se fosse mais sometido. O seu pitón esquerdo, cuajado, era para sonhar o toureio. Ovacionado no arrastre; 
    O segundo foi devolvido e correu-se turno com o quinto, um melocotón difícil e sem romper, diminuído e sem querer luta, algumas vezes vibrante por encastado, mas sem selo;
    O terceiro saiu a todo o gás e conseguiu o complicado feito de saltar a (alta!) trincheira de Las Ventas, causando o pânico mas sem se registar percalços de maior. 
    Foi um novilho franco e vibrante, engachava muito bem por baixo, por ambos pitóns, e mantinha intenção nas investidas até aos finais do muletazo, que bem pulseados resultavam com garbo, mesmo que o novilheiro nem sempre tenha logrado comunhão com as hipóteses dadas pelo novilho.
    Dentro das boas condições, denotando classe em vários momentos, teve actos de geniudo e faltou-lhe tranco para ritmar uma prestação que não acabou de romper, notando-se mais novilho que novilheiro. Ovacionado no arraste;
    O quarto saiu algo flojito e foi desluzido, manso e com pouca hipótese;
    O sexto e último foi um novilho encastado e com movimento, intercalando momentos de indecisão e falta de rectidão nas investidas, chato e incomodativo por fiero, e outros em que cedeu com nobreza aos toques. Ficava curto e apertava para dentro, mas a sua mobilidade foi-lhe tapando alguns defeitos.

    A Monumental de Las Ventas esteve preenchida em cerca de 1/4 de público, numa tarde/noite a pedir mais oportunidades a ferros portugueses, num ruedo que já atestou momentos altos da cabana brava nacional...

    Fernando Beltrán - Silêncio e Palmas;
    Daniel Crespo - Silêncio e Silêncio;
    Adrián Henche - Ovação  e Volta ao Ruedo.













    Fotos: D.R. / Plaza 1