Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    NATURALES: há 16 anos a 'falar' de Toiros na internet



    Cumprem-se hoje 16 anos, daquele 25 de Julho em que Eugénio Eiroa e Jaime Amante, iniciaram o projecto NATURALES - Correio da Tauromaquia.

    Em 2001, na rádio ainda se valorizavam os programas taurinos, tidos como grandes referências na informação para os aficionados. Na televisão, havia honras de muitas transmissões de corridas, mas principalmente, havia espaço para um magazine semanal de Tauromaquia. Em papel, uma revista e um jornal ditavam o passo à actualidade. 

    Em 2001, ainda a Internet era um "bicho de sete cabeças" para a grande maioria dos portugueses e principalmente para as gentes dos toiros, mas não para Fernando Dias e Eduardo Leonardo, que pioneiros, dirigiram os primeiros sites taurinos em português: Tauromaquia Portuguesa Online e Toiros & Cavalos, respectivamente, ambos desaparecidos pouco depois.

    Do primeiro, veio a nascer o NATURALES, enviado por email e em formato pdf, aos leitores mediante uma subscrição. E muitos foram os críticos taurinos conhecidos que, nos seus primeiros passos, dele fizeram parte. 

    De boletim electrónico, o NATURALES passou a blogue, depois a site, e nos dias que correm, subsiste nos dois formatos através dos endereços: www.naturales-tauromaquia.com ou www.naturales-tauromaquia.blogspot.com .

    Assim, na presente data, o NATURALES assume-se como a mais antiga publicação online a escrever de toiros em Portugal. Muitos surgiram poucos anos depois, alguns mantêm-se, cresceram, impuseram o seu lugar. Outros, como apareceram, desapareceram.

    Mas dezasseis anos depois, o panorama taurino português na internet é muito diferente daquele que os saudosos Fernando Dias e Eduardo Leonardo, encontraram quando se aventuraram nestas lides.

    Os sites e blogues taurinos proliferam na rede. E havendo espaço para todos, não poderá certamente haver credibilidade igual. A carência de conhecimentos, de referências e até da história, é mascarada muitas vezes com a imagem. Mas, como quem manda é quem lê, e como quem lê, cada vez o que procura mais é 'ver-se online'... Então que sejam todos bem-vindos! 

    Mas a verdade, a triste realidade aliás, é que aliado aos poucos argumentos que temos vindo a assistir nas nossas arenas, a pouca consistência que nos concede a imprensa taurina actual, tem levado a que a exigência e a verdadeira cultura por parte de quem assiste nas bancadas, tem vindo por aí em decrescendo.

    Novos públicos dirão uns, futuro incerto, direi eu...

    De todo o modo, venha o futuro muito ou pouco sabido, o NATURALES pretende manter a posição que conquistou pela diferença.

    Não queremos ser 'número 1', nem os mais vistos, nem os mais partilhados, nem tão pouco os mais sociáveis ou simpáticos. A nós, basta-nos que os aficionados revejam no que escrevemos, aquilo que se passou na arena...

    Já se passaram 16 anos... Venham de lá outros tantos!!

    Patrícia Sardinha